Praticando o amor em três dimenções

1676 palavras 7 páginas
Praticando o amor em três dimensões

A primeira dimensão do amor é: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de todas a tua alma e com todo o teu entendimento. Este é o maior de todos os mandamentos”

Mateus 22:37-39
22.37 Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.
22.38 Este é o grande e primeiro mandamento.
22.39 O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

Nesta passagem, Jesus resumiu toda a Bíblia em poucas palavras. Ele disse que o amor é o cumprimento da Lei. Se quisermos fazer a vontade de Deus, temos que decidir amar, porque Deus é amor (conf. I Jo 4:8). Esta é a sua linguagem, a maneira como Ele se expressa e, portanto, a maneira como devemos nos expressar também. Agora, de acordo com as palavras de Jesus, esse amor se revela em três dimensões: a Deus, ao meu próximo e a mim mesmo.

A primeira dimensão do amor é: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e com todo o teu entendimento. Este é o maior de todos os mandamentos” (vs. 37 e 38).

1 João 4.19
Nós amamos porque ele nos amou primeiro.

Romanos 5.8
Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.

Nosso amor a Deus é uma resposta ao seu grande amor por nós (I Jo 4:19 e Rm 5:8). Ele nos amou antes que nós o amássemos, quando estávamos ainda mergulhados na culpa do nosso pecado. E Ele foi ao extremo de entregar seu único Filho na Cruz por nós, numa morte cruel. Só isso já deve despertar grande paixão em nosso coração. O homem que ignora o amor de Deus e não o corresponde comete o maior de todos os pecados.

João 14.15,23-24
14.15 Se me amais, guardareis os meus mandamentos.
14.23 Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.
14.24 Quem não me ama não guarda as minhas palavras; e a palavra

Relacionados