pratica_montagem cabeçote

467 palavras 2 páginas
Motor de combustão interna
Os motores a combustão interna são aqueles em que o combustível é queimado internamente.
Um mecanismo constituído por pistão, biela e virabrequim, é o que transforma energia térmica em energia mecânica.
O movimento alternativo do pistão dentro do cilindro é transformado em movimento rotativo através da biela e do virabrequim.
Os dois tipos de motores de combustão interna mais comum é o motor ciclo Otto e o motor ciclo diesel:
Motores ciclo Otto utilizam combustível de baixa volatilidade, como a gasolina e o álcool. Para ignição necessitam de centelha produzida pelo sistema elétrico.
Motores de ciclo diesel utilizam como combustível o óleo diesel. A inflamação do combustível injetado sob a pressão na câmara de combustão ocorre pela compressão de ar e consequente elevação de temperatura.
As partes componentes desses dois motores são basicamente iguais, ambos possuem: bloco, cabeçote, cárter, pistão, biela, virabrequim, volante, válvulas, etc., algumas peças auxiliares indispensáveis para o funcionamento do motor.

Objetivo
Reconhecer e compreender as funções básicas e a importância do cabeçote de MCI, realizando a desmontagem e montagem do mesmo.

Materiais

Para o processo de desmontagem das peças do motor foram utilizadas as seguintes ferramentas: chave canhão, chave torques, extensão com cachimbo, chave catraca, chave alen, chave de fenda chave Philips, torquímetro.

Metodologia
Inspeção de ferramentas
Ao iniciar o procedimento de desmontagem do motor foi realizada uma inspeção nas ferramentas a serem utilizadas, a fim de garantir a segurança e a integridade dos elementos de fixação do motor.

Tampa do eixo comando
Após verificar as ferramentas corretas a ser utilizadas, iniciou a desmontagem dos componentes, começando pela tampa do eixo comando de válvulas (fig. 1).

Para a remoção da tampa foi utilizado uma chave tipo canhão 10 mm. Após desapertar os oito parafusos de fixação e remover os tubos de

Relacionados