Pratica de Ensino Introdução a Docencia

Páginas: 5 (1089 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2013
TRABALHO: PRATICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO A DOCENCIA
PARTE 1

1 – Educação? Educações: aprender com o índio
Educação consiste em aprender não somente as teorias de cada assunto e sim sua verdadeira importância para o meio em que vivemos.
Ex.: Não é sábio aprender a como sobreviver na mata atlântica, quando teremos que fazer uma expedição para o deserto do Saara.

2 – O fax do Nirso
Ofato de um individuo possuir um ou mais diplomas, não significa que será um ótimo profissional. As vezes, aquele que não sabe nem escrever direito, tem mais capacidade para determinada função, do que aquele que tem mais estudos.
A progressão continuada é um dos maiores problemas que se enfrenta atualmente, porque com ela, muitos chegam até as universidades sem saber escrever direito.

3 – Ahistória de chapeuzinho vermelho
Como educadores, devemos sempre ouvir os dois lados de uma história, mesmo tendo certeza da decisão a ser tomada.
Dar ao aluno a oportunidade de se expressar, mesmo sabendo que a maioria de seus colegas vai reprovar sua opinião, permitir que ele se auto valorize, percebendo que mesmo sendo um aluno de mau comportamento, o professor esta dando a ele a chance de tentarmudar.

4 – Uma pescaria inesquecível
A ética vem de berço, deve ser ensinada desde a infância. Não resolveria esta fazer parte da grade curricular escolar, pois o bom exemplo vem de casa.
Aquele que tem ética pratica-a em todo momento, independente de que exista ou não alguém observando-o.

5 – A Folha amassada
Como educadores, devemos sempre tentar manter o controle, mostrando que nósestamos no comando, impondo ordem.
Quando tudo ficar calmo novamente, sem expor o aluno, devemos chama-lo para uma conversa, fazendo-o analisar o ocorrido, mostrando a ele que só teve prejuízo com sua atitude impensável, aconselhando-o a melhorar, mesmo que esteja passando por algum momento difícil em sua vida, não é magoando pessoas que vai resolver seus problemas, pelo contrário, vai acabar ficandosozinho, sem ninguém para ajuda-lo quando precisar. Porem se este aluno estiver trazendo problemas ao restante da sala, como bons educadores devemos buscar ajuda dos nossos superiores, para que resolvam qual a melhor solução para a situação.

6 – A lição dos gansos
Em uma unidade escolar, o líder do bando é o diretor, atrás vêm às demais partes pedagógicas, professores, funcionários e alunos.Se o líder se cansa, mas não admite, porque no seu pensamento pobre, acha que não pode demostrar cansaço, acaba prejudicando todo o restante da equipe.
O professor que é professor, não rotula o aluno, mas sempre procura saber e entender o que há por trás de seu mau comportamento e lento aprendizado.
Às vezes uma simples palavra amiga, um conselho ou um interesse em ajudar o aluno a seguir umbom caminho, faz com que um simples professor se torne em: “O PROFESSOR”.

7 – Assembléia na carpintaria
Não há ninguém perfeito, e com certeza não há quem se sinta confortável, quando seus defeitos são apontados e expostos perante outras pessoas.
Como professores, devemos observar o dia a dia de cada aluno, seja bom, seja ruim, sempre poderemos encontrar algum dom, mesmo no pior aluno daturma.
Aquele que dá mais trabalho dentro da sala de aula deve ser chamado separadamente dos demais, ser aconselhado naquilo que fez de errado, e valorizado naquilo que já demostrou ter capacidade para realizar.

8 – Colheres de cabo comprido
Em um ambiente escolar, o trabalho em equipe é fundamental. Como professores, temos que nos conformar com uma coisa: nem todos os alunos sairão da escola comum histórico rico em notas boas, mas se conseguirmos fazer com que saiam como pessoas responsáveis, com boas ideias, com o espírito de equipe e com consciência de que sempre precisamos uns dos outros, já podemos ter certeza de que fizemos um bom trabalho.

9 – Faça parte dos 5%
Se todos os seres humanos fizerem o esforço para fazer parte dos 5%, com certeza teríamos um mundo melhor do que o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • prática de ensino e introdução a docência
  • PRÁTICAS DE ENSINO – INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA
  • Pratica de Ensino Introdução a Docência
  • Pratica de ensino Introdução a Docencia
  • Pratica de ensino: Introdução a docencia
  • PRATICA DE ENSINO
  • Prática de ensino: introdução a docência
  • Prática de Ensino: Introdução a Docência

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!