Pratica de ensino Introdução a Docencia

Páginas: 7 (1730 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
UNIVERSIDADE PAULISTA

1301696 SUESLEY A. C. DO CARMO





PRÁTICA DE ENSINO – INTRODUÇÃO A DOCÊNCIA
Desenvolvimento das Questões Propostas - Atividade A
















JUINA/MT
MAIO/2013
1301696 SUESLEY A. C. DO CARMO





PRÁTICA DE ENSINO – INTRODUÇÃO A DOCÊNCIA
Desenvolvimento das Questões Propostas - Atividade A





Relatório para avaliação daAtividade A na Disciplina Prática de Ensino: Introdução a Docência do Curso Graduação Licenciatura em Matemática da Unip Universidade Paulista Interativa – Educação a Distancia – SEI Sistema de Ensino Interativo, seguindo Livro Texto da Unidade I.

Professor: Wanderlei Sérgio da Silva





JUINA/MT
MAIO/2013

CADFA
Sumário



1 – ATIVIDADE A

Leia os textos referentes aos itens7.1 a 7.13, do Livro Texto da Unidade I, e reflita sobre as inúmeras verdades que cada um deles encerra em suas entrelinhas, em relação à educação. Na seqüência de cada texto, já são apresentadas algumas questões para reflexão. Reflita sobre essas questões e procure apontar, para cada texto, novas reflexões.

A atividade em si consiste em elaborar um relatório que contemple as principaisreflexões que todos estes textos induziram no grupo de alunos, ou seja, mencionar o título de cada um dos textos e as principais reflexões que teve sobre cada um deles.

2-DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE A:
Principais reflexões dos textos separadamente.
2.1- Texto: Educação? Educações: Aprendendo com o índio.
Cada família tem sua cultura, uma religião e hábitos diferentes. A escola tem apenas o papelde melhorar os conhecimentos científicos, sem distorce os valores e costumes das famílias. O texto ressalta ainda, que os currículos das escolas são diferentes, temos que levar em consideração a realidade local de cada comunidade escolar. Exemplo uma escola da capital para uma escola do interior.
2.2- O Fax do Nirso.
A educação escolar não conseguiu alcançar a evolução tecnológica, muitas pessoasnão atendem as normas padronizadas pelo meio social. E outras não abrem espaço para novas visões de mundo.
2.3- A História de chapeuzinho vermelho (na versão do lobo).
O texto nos traz a idéia de que a educação escolar muitas vezes traz a divergência de práticas metodológicas entre o professor e aluno. O professor deve estar atualizado com os problemas sociais, ambientais e humanos; a partirdisso na escola dar valor aos conhecimentos dos alunos.
2.4- Uma pescaria inesquecível.
A ética deve fazer parte tanto da grade curricular da escola quanto ser desenvolvida de berço familiar, de um modo globalizado. Acrescento ainda que o professor e a comunidade escolar para ensinar o que é ser ético devem primeiro vive-la.
2.5- A folha amassada.
Hoje em dia a escola vem sofrendo muito com osproblemas de alunos explosivos e violentos. O professor muitas vezes acaba fazendo papel de pais, estando estes preparados ou não para essas situações. Aonde na maioria dos casos os problemas vêm de berço, associados a famílias mal resolvidas, como: filhos criados com os avos, ou pai ausente, etc..
Será justo a escola e professores ter que estar lidando com esses tipos de situações quando naverdade a função da escola nada mais é do que melhorar os conhecimentos científicos, e de formar alunos capazes de pensar e ter autonomia para tomar decisões.
A questão educacional mesmo, de ensinar a respeitar e de valores são os pais que tem que colaborar e fazer esta parte. Afinal professor ensina. Os pais são insubstituíveis. Se os pais não conseguirem educar os seus filhos, não vai ser oprofessor que vai conseguir fazer isso. Os professores podem reforçar alguns valores como honestidade, reciprocidade, respeito, companheirismo e amor ao próximo.
2.6- A lição dos gansos
Para melhorar a educação no nosso País, temos que “voar” juntos como os gansos. Nós políticos, pais, professores, diretores, e alunos. Cada um desempenhando seus direitos e deveres. A união faz a força.
2.7-...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pratica de Ensino Introdução a Docencia
  • prática de ensino e introdução a docência
  • PRÁTICAS DE ENSINO – INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA
  • Pratica de Ensino Introdução a Docência
  • Pratica de ensino: Introdução a docencia
  • PRATICA DE ENSINO
  • Prática de ensino: introdução a docência
  • Prática de Ensino: Introdução a Docência

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!