PRATICA 1 TERMF

408 palavras 2 páginas
CENTRO FEDERAL DE ENSINO TECNOLÓGICO ENGENHARIA MECÂNICA DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE TERMOFLUIDODINÂMICA

PRÁTICA I

ALUNOS:
BRUNO DIAS CANHESTRO
RENATO PASSOS
HENRIQUE FLAYTH /201012050343

1_INTRODUÇÃO
O ciclo de refrigeração ou ciclo frigorífico é um ciclo termodinâmico que constitui o modelo matemático que define o funcionamento das máquinas frigoríficas e das bombas de calor.
A diferença entre uma bomba de calor e uma máquina frigorífica normal consiste em esta última apenas poder ser usada para arrefecimento enquanto que a primeira pode ser usada tanto para arrefecimento como para aquecimento. No seu processo de aquecimento, a bomba de calor também utiliza um ciclo de refrigeração.

Figura 1: exemplificação ciclo de refrigeração.

2_OBJETIVOS
Através do experimento realizado em uma bancada de treinamento em processos térmicos (Aquecimento/Refrigeração) conhecer e analisar um circuito real de funcionamento e confrontar os dados teóricos com práticos.

3_MATERIAIS
Para realizar o experimento e a observação dos dados foi utilizada uma bancada Thermal Systems T7082, do fabricante Amatrol, e o fluido utilizado foi o R-134ª.

Figura 2: bancada de experimentos.

4_MÉTODOS

Inicialmente foi reduzida a vazão de ar do ventilador girando a chave do dumper do ventilador, depois disso toda a bancada foi trabalhada para atuar no modo de refrigeração com válvula de expansão termostática em operação no caso o tubo capilar.
Antes do início do processo foi medida a temperatura ambiente e anotada na planilha, e logo em seguida deu início ao processo. Foi necessário um esperar um tempo para que o sistema entrasse em equilíbrio e em regime constante.
Em equilíbrio e em regime constante, foram tomadas as temperaturas e as pressões nos pontos observados todas ao mesmo tempo para garantir a exatidão

Relacionados