PRATICA 1 PAQU METRO Emanuel

873 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE FÍSICA

Prática 01
Paquímetro

Aluno: José Emanuel Ribeiro Carvalho
Turma: 20A
Professor: Marcio Melo

Objetivos

- Conhecimento do paquímetro
- Familiarização com o manuseio do instrumento.

Material

- Paquímetro;
- Tarugos;
- Cilindro Oco;
- Peça com furo cego;
- Régua;

Fundamentos

O paquímetro é um instrumento utilizado para medir com precisão as dimensões externas, internas, profundidades e ressaltos de pequenos objetos, como parafusos, porcas, tarugos, tubos, entre outros. O paquímetro possui, em geral, uma graduação em centímetros e outra em polegadas. O instrumento trata-se de uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor. Em um paquímetro tem-se: a orelha fixa, a orelha móvel, o nônio, o parafuso e a trava, o cursor, a escala fixa, o bico fixo, o encosto fixo, o encosto móvel, o bico móvel, o impulsor, a escala fica de milímetros e a haste de profundidade. Como visto na figura abaixo:

O nônio (também chamado de vernier) é a escala de medição do cursor móvel e baseia-se no princípio de subdividir em partes menores uma determinada divisão. Sua graduação é a baseada na seguinte relação: “Y” milímetros da régua principal indicam o seu comprimento, que se divide em “X” partes distintas, por exemplo, um nônio com comprimento de 9 mm e dividido em 10 partes iguais tem suas divisões iguais a 9/10 mm. Para se realizar a medição e necessário saber a precisão do nônio que a calculada da forma mostrada abaixo:

Precisão = valor da menor divisão da escala fixa = 9 mm = 0.9mm número de divisões da escala móvel 10 divisões Para realizar a medição o instrumento deve ser aberto deslizando a parte móvel a uma distância maior que a dimensão da peça a ser medida, em seguida deve-se encostar uma extremidade da peça na parte fixa de medição, depois se

Relacionados