PRATICA 01 TRACAO

Páginas: 12 (2862 palavras) Publicado: 4 de junho de 2015

MEC – UTFPR – Campus Pato Branco
CURSOS DE ENGENHARIA
Coordenação do Curso de Engenharia Mecânica
PROCEDIMENTO PRÁTICA DE ENSAIOS
Disciplina: Ensaio dos Materiais


Código: 1271415


Sala : H005


Profª Silvana Verona
Alunos:
Luiz Carlos Perrelli Halila
João Guilherme Zati Ribeiro
Prática:
Ensaio de Tração
Objetivo:
Demonstrar o comportamento de corpos de prova durante um ensaio de tração.Materiais:
Máquina Universal de Ensaios – EMIC
Corpos de provas a serem analisados.
Paquímetro
Tinta de marcação
Normas de segurança:
Seguir os procedimentos de segurança do Laboratório.
Introdução:

Um dos mais importantes fatores que caracterizam a engenharia em si é a possibilidade de previsão. A possibilidade de prever o comportamento de materiais utilizados emdeterminadas áreas. Por este motivo é de extrema importância que o engenheiro seja capacitado a escolher o material correto para uma determinada aplicação. Para esta seleção ser feita corretamente existem métodos por quais os materiais pretendidos passam até que o projeto seja finalizado. Ensaios cumprem então um importante papel no âmbito de projetos de engenharia. Utilizados para a análise dascaracterísticas mais particulares de cada tipo de materiais os ensaios são amplamente empregados quando há a necessidade de escolha entre determinados matérias sejam eles metais, ligas, cerâmicas ou polímeros.
Para este experimento o ensaio utilizado foi o ensaio de tração. Este tipo de ensaio consiste na aplicação de uma carga de tração a um corpo de prova. Esta carga é gradativamenteelevada até que haja a ruptura do corpo de prova. A medida que essa carga de tração é aplicada ao corpo de prova o software acoplado a máquina de teste coleta dados como por exemplo: O valor da carga, tempo de aplicação, alongamento do corpo de prova. Esses dados obtidos pelo software geram um gráfico de tensão-deformação de qual o engenheiro é capaz de calcular todas as informações necessárias.
Nesteexperimento foram ensaiados três corpos de prova feitos de materiais diferentes objetivando a determinação de suas propriedades e a comparação de por exemplo: dureza e alongamento.


Pesquisa Bibliografia:

Amplamente utilizado no âmbito de ensaios, o ensaio de tração consiste na aplicação de uma carga uniaxial crescente diretamente em um corpo de prova. Neste tipo de ensaio é possível afirmarque a carga aplicada distribui-se homogeneamente pela estrutura do corpo de prova. Com o auxílio de um software instalado a máquina qual realiza o ensaio é possível descobrir valores como por exemplo a carga máxima suportada pelo corpo de prova, informação qual é de extrema importância para projetos de engenharia.
A uniformidade com que a carga é distribuída no corpo de prova termina no momento emque é formada a região chamada “Estricção”. A formação de estricção indica que o corpo de prova começa a se deformar plasticamente, ou seja, permanentemente devido ao movimento de discordâncias.

Normalmente os corpos de prova possuem uma forma arredondada ou retangular. Esse corpo de prova precisa então ser acoplado a máquina para a aplicação da carga. Um dos objetivos neste ensaio é que o corpode prova se rompa em sua região central. A máquina de ensaio de tração é projetada para alongar o corpo
de prova a uma taxa constante, além de medir contínua e simultaneamente a carga instantânea aplicada e os alongamentos resultantes, isso com o auxílio de extensômetros.


Figura 1 – Exemplo da forma do corpo de prova.


A medida que a carga é aplicada ao corpo de prova, o software gera umgráfico que compara a tensão aplicada e as deformações ocorridas ao decorrer do ensaio. A tensão é definida como a razão entre a força aplicada e a área da secção transversal do corpo de prova. Essa área é considerada constante, porém na realidade, ela varia, ao alongar-se um corpo, sua espessura é reduzida, de forma que seu volume se mantenha constante.
Por isso durante o ensaio de tração,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pratica 01
  • pratica 01
  • Pratica 01
  • roteiro ensaio de tracao 2015 01
  • Semana 01 prática simulada
  • Prática 01 paquímetro
  • PRÁTICA 01: MICRÔMETRO UFC
  • ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA 01

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!