PRAPP

3587 palavras 15 páginas
2. PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE

2.1. OBJETIVO
O Projeto de recuperação tem como objetivo orientar a recuperação de uma área de 3,22 ha de mangue que foi suprimida durante a implantação do projeto de carcinicultura, bem como nortear os recuos que devem ser feitos para atendimento da legislação ambiental pertinente, para que sejam respeitados os limites das APPs do corpo hídrico que tem influência na área do empreendimento Rio Jacu.

2.2. CARACTERÍSTICAS FÍSICAS LOCAIS
O empreendimento está localizado dentro dos limites do Rio Jacu, próximo a lagoa de Guaraíras, o empreendimento em questão possui 6 (seis) viveiros de cultivo de camarão, construídos de terra do próprio local, com comportas de alvenaria e todo o sistema de bombeamento captando água salobra trazida pelo sistema de marés.
Toda renovação de água dos viveiros é realizada de acordo com a demando do processo e dos monitoramentos realizados com kits portáteis de medição dos parâmetros significativos ao cultivo, servindo de renovação de água e nutrientes trazidos no sistema de correntes de maré.
A geração de efluentes durante o ciclo de cultivo é muito baixa, sendo aumentada no momento da despesca onde são lançados no Rio Jacú. Os resíduos sólidos gerados no empreendimento são destinados à coleta de lixo municipal. Na área dos viveiros existe além das casas de bombas as quais abrigam o sistema de bombeamento compreendido por 02 (dois) conjunto de bombas com potência de 20cv e 30cv, um pequeno galpão que serve para armazenamento de forma segura de insumos e equipamentos.
Uma particularidade dos viveiros é que o viveiro 01, está numa localização estratégica dentro da propriedade o qual consegue captar a água advinda da lagoa de guraíras, o que lhe confere um produtividade diferenciada dos demais que tem sua captação nas água do Rio Jacú sabidamente uma água poluída com cargas orgânicas do município de Goianinha, tendo sua produtividade praticamente triplicada em frente

Relacionados