Praia Grande - São Luís do MAranhão

Páginas: 10 (2267 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2013
INTRODUÇÃO
Em um terreno com desnível acentuado e área de 4.107,00 m², ás margens do Rio Bacanga, nas proximidades de onde a ser construída a Fábrica São Luís, foi construída em 1891 a Companhia de Fiação e Tecidos de Cânhamo (canabis sativa: nome que dar-se para várias plantas têxteis). Inaugurada em 1893, tendo como objetivo tecer juta (Corchorus capsularis: planta originária da Índia e muitocultivada na Amazônia) para obtenção de fibras têxteis. A palavra Cânhamo é o
Assim como as demais fábricas do complexo fabril maranhense, a Companhia de Fiação e Tecidos de Cânhamo decretou falência e parou de operar no início dos anos 1970. Após anos de completo abandono, o prédio foi adquirido pelo Governo do Estado, suas instalações foram reformadas e no dia 20 de outubro de 1989 foiinaugurado o Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão.
Uma nova reforma ocorreu no ano de 1998, desta vez na área externa da fábrica. Atualmente o CEPRAMA, é um local visitado por turistas e locais, e oferece além da diversidade dos produtos artesanais uma multiplicidade de eventos culturais.
Ao longo do desenvolvimento deste trabalho serão respondidas três questões, de acordo comas pesquisas que fiz a respeito da antiga Fábrica Cânhamo (atual CEPRAMA).
Como é possível observar as alterações ocorridas no modo de produção capitalista durante a passagem do período colonial para o industrial?
Que destaques você apresenta em relação aos aspectos materiais e imateriais observados durante as pesquisas?
Qual sua impressão sobre os moradores e trabalhadores sobre as mudançasocorridas à vida social da cidade?
O objetivo deste trabalho é responder de maneira clara essas perguntas.












PRODUÇÃO CAPITALISTA
É recente a implantação da indústria brasileira. Cerca de, no máximo, 70 anos. Os seus primeiros passos foram dados somente no século XIX, quando surgiu o primeiro foco industrial. A monocultura, a falta de investimentos no setor, a falta decapitais e tecnologia, a hegemonia inglesa em relação às manufaturas e o velho pacto colonial, entravavam o crescimento industrial. Nesse sentido o Maranhão não destoou do resto do Brasil, pois é somente no século XIX que surgem os primeiros empreendimentos industriais na província.
Esse parque industrial surgiu como solução para os empresários e investidores que acumularam prejuízos com o fim dotráfico, abolição da escravidão desvalorização das terras. Por outro lado, o maranhão acompanhou, no final do século XIX, o crescimento industrial de outras províncias, como o Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Pernambuco. Essas unidades industriais maranhenses estavam voltadas para o setor leve, vinculando-se ao setor primário, de bens de consumo, notadamente a indústria têxtil.
Detodos os empreendimentos, o que mais se destacou foi o ramo têxtil, que operava na fabricação de fios, punhos e tecidos, cujas fibras eram de algodão e cânhamo. O desenvolvimento do parque fabril está relacionado ao processo de transferência de capital para esse setor.
O incremento das atividades comerciais no maranhão passa a ter inserção a partir da criação da Companhia de Comércio do Grão-Pará eMaranhão, na segunda metade do século XVIII. Esta Companhia fará o fomento da economia agrícola local, liberando capitais que foram investidos, sobretudo na escravaria, arroz e algodão. A Companhia terá concessão do Estado português para navegar, transportar e comercializar produtos da região por 20 anos. No início do século XIX, ingleses e franceses implantaram no Maranhão várias casascomerciais, juntando-se aos portugueses e brasileiros. A partir desse momento, as relações comerciais na província passam a ser mais dinâmicas envolvendo produtos exportados, destacando-se arroz, algodão e couro, posteriormente açúcar e os mais variados artigos importados. O porto de São Luís passa a ter vida: de um ou outro navio mercante que atracava nesse porto, até meados do século XIX, para afluxo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Impactos da poluição nas praias de sao luis
  • O telefone chega a São Luís, no Maranhão
  • Pontos turisticos de são luis do maranhão
  • Análise da potencialidade turística do município de são luís do maranhão
  • Análise Microbiológica da Lagoa da Jansen São Luis, Maranhão
  • ARQUITETURA DO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO
  • O mercado LGBT em São Luís do Maranhão: Análise da Oferta e das Demandas Emergentes
  • Construção de Conjunto Habitacional em Áreas de Mananciais na Ilha de São Luís

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!