Pragmática

Páginas: 12 (2813 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2013

Resumo de Pragmática

Introdução
Um dos domínios de fatos linguísticos que exigem a introdução de uma dimensão pragmática os estudos linguísticos é a enunciação, ou seja, o ato de produzir enunciado, que são realizações linguísticas concretas, como ocorre com os dêiticos, que são elementos linguísticos que indicam o lugar ou tempo em que um enunciado é produzido. Exemplos de pronomespessoais dêiticos que indicam participantes da comunicação: Eu/Tu ; Advérbios: Aqui, lá, este, esse, aquele; Marcadores de tempo: Agora, hoje e ontem.
No caso dos dêiticos, não adianta só o conhecimento do sistema linguístico, pois o que é preciso, para entendê-los, é conhecer a situação do uso. Todos o enunciado é realizado numa situação definida pelos participantes da comunicação (eu/tu), pelomomento da enunciação (agora) e pelo lugar em que o enunciado é produzido (aqui). As referências a essa situação constituem a dêixis e os elementos linguísticos que servem para situar o enunciado são os dêiticos.
A enunciação
A enunciação é a colocação em funcionamento da língua por um ato individual de utilização, ou seja, um falante utiliza-se da língua para produzir enunciados. O enunciado deve seconcebido como o “estado que dela resulta”. Esse conjunto de marcas enunciativas colocado no interior do enunciado não é a enunciação propriamente dita. Teríamos, assim, dois conjuntos no texto: a enunciação, que é o conjunto de marcas; o enunciado, que é a sequencia enunciada desprovida de marcas da enunciação. Por exemplo: Eu digo que a terra é redonda, ato de dizer, logo é enunciação enunciada.Todo os espaço e tempo organizam-se em torno do “sujeito” tomado como ponto de referência.
Há num texto, três instancias enunciativas: a primeira é a do enunciador e a do enunciatário. Exemplo: Eu afirmo que todos virão; o enunciador é o EU que diz isso, e o enunciatário é o TU a quem ele se dirige. Enunciador e enunciatário correspondem ao autor e leitor implícitos ou abstratos. O enunciatáriotambém é o sujeito do discurso, pois ao enunciador produzir um enunciado, leva em conta o enunciatário a quem ele dirige. A segunda é constituído do EU e do TU instalados no enunciado. São chamados narrador e narratório, eles podem parecer implícitos quando se narra uma história em terceira pessoa. O terceiro é quando o narrador dá uma voz a uma personagem, em discurso direto. O EU e o TU dessenível são chamados interlocutor e interlocutário.
Pessoa
Benveniste mostra que as três pessoas não tem o mesmo estatuto, enquanto EU e TU são sempre os participantes da comunicação, o ELE designa qualquer ser ou não designa ser nenhum, usa-se apenas a 3º pessoa, quando a pessoa não é determinada. Quando dirijo a palavra a alguém, ele é o TU, quando ele me responde, ele passa a ser EU e eu torno-meTU. No entanto, não é possível a reversibilidade com o ELE. Na 3ª pessoa, uma vez que ela não implica nenhuma pessoa, pode representar qualquer jeito ou nenhum, e esse sujeito expresso ou não, não é jamais instaurado como participante da situação de enunciação. Então possui duas correlações: a da pessoalidade, em que se opõe pessoa (EU/TU) e não pessoa (ELE); e a outra é a da subjetividade, em quecompõem EU vs TU; a primeira é a pessoa subjetiva e a segunda é pessoa não subjetiva. E a situação de enunciação que especifica o que é pessoa e o que não é pessoa, pois é ela quem determina quem são os participantes do ato enunciativo e quem não participa dele, as pessoas enunciativas aquelas que participam do ato de comunicação, ou seja, o EU e o TU, e pessoa enunciva aquela que pertence aodomínio do enunciado, o ELE.
Os significados das pessoas são:
EU: quem fala, EU é quem diz EU;
TU: aquele quem se fala, aquele a quem diz o EU diz TU, o enunciatário;
ELE: de que tira a referência, participante do enunciado; aquele de que EU e TU falam;
NÓS: junção de um EU com um não eu; há três nós: nós inclusivo, em que ao EU se acrescenta um TU (singular ou plural). Nós exclusivo, ao EU...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pragmatica
  • Pragmatica
  • O que é pragmática
  • A pragmática
  • Prágmática
  • pragmática
  • Pragmatica
  • Pragmatica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!