PRAD

Páginas: 8 (1762 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2014






















Goianésia
2014
Eunice Maria da Silva
Palloma Vanessa de Oliveira
Rafael Rainner Marques Cardoso
Samuel Pereira da Silva
Sonismar Alves da Silva
Tarcísio Henrique de Assis





PLANO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREA DEGRADADA (PRAD)




Trabalho de Tecnologia em Gestão Ambiental apresentado aos professores: Cristina Célia Krawulski, KeniaZanetti Molinari, Luciana Andrea Pires, Jeânedy Pazinato, Thiago Augusto Domingues; das disciplinas Cartografia e geoprocessamento ambiental; Recuperação de áreas degradadas; Fundamentos de geomorfologia e geologia; Estatística e indicadores ambientais;
Seminário, apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral.

SUMÁRIO


1INTRODUÇÃO......................................................................................................04
2 OBJETIVOS............................................................................................................05
3 METODOLOGIA...................................................................................................06
4DESENVOLVIMENTO.........................................................................................07
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................14
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................15

















INTRODUÇÃO
Este artigo apresenta causas que levam à degradação de áreas e quais são suasconsequências para o meio. Várias atividades humanas afetam negativamente o ambiente, por isso é necessária a elaboração de projetos que corrijam ou minimizem esses impactos. Nesse contexto, é apresentado o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), quando deve ser elaborado, seus objetivos, o que deve ser feito para a elaboração desses planos, suas etapas para cada caso específico, os meios que podemser utilizados para recuperar áreas degradadas.

















OBJETIVOS
Recomposição florestal com espécies nativas da região tendo como objetivo a recuperação da flora no local, e também a criação de um abrigo de animais, propiciando assim um ambiente saudável de interação entre ambiente nativo e o ambiente urbano, bem como a interação entre a fauna e flora do ambiente deforma a restabelecer as relações ecológicas existentes antes da degradação ocorrida no ambiente.






















METODOLOGIA
A metodologia utilizada será de plantio pela técnica da muvuca. A técnica consiste em misturar as sementes de várias espécies para o plantio direto na área escolhida para a recuperação. Mas que ninguém se engane: apesar do nome “muvuca”,muito planejamento, organização e trabalho são necessários para garantir o sucesso da prática. Algumas dicas importantes são misturar um pouco de terra úmida para que a muvuca fique mais homogênea e a quebra da dormência das sementes duras, agilizando a germinação destas espécies.


DESENVOLVIMENTO
Caracterização da área de estudo

Denominação da área de estudo: Projeto Acolher
Endereço: GO080, Zona Rural GOIANESIA-GO.
Área do PRAD: 11 Hectares.
Situação legal: A área pertence à Prefeitura Municipal de Goianésia, e uma Área de Preservação Permanente (APP), segundo o Novo Código Florestal Brasileiro, Lei nº12.651/12, Área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade,facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas. Atualmente a área funciona como departamento de proteção animal.
Coordenadas geográficas:


Caracterização regional e local e origem da degradação

Aspectos físicos
Clima: Tropical úmido com estação de seca.
Relevo: Planalto com altitude máxima de 1.500 metros e média de 641...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PRAD
  • Prad
  • PRAD
  • Prad
  • PRAD
  • PRAD
  • prad
  • PRAD

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!