PRAD

Páginas: 8 (1836 palavras) Publicado: 20 de julho de 2013


PLANO DE RECUPEAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS DA LAGOA LARANJEIRAS











REV
DATA
MOTIVO
00
03/2013
ENTREGA DOS PONTOS 1, 2, 3 E 4
01
04/2013
ENTREGA DOS PONTOS, 5,6,7
02



COORDENADOR
Luana Lemos
Engenheiro Sanitarista e Ambiental
CREA – 29.1990/BA

EQUIPE TÉCNICA
Joseane Cardoso
Engenheiro Sanitarista e Ambiental
CREA – 25.7111/BA
Luana Lemos
EngenheiroSanitarista e Ambiental
CREA – 29.1990/BA
Rogério Eloy
Engenheiro Sanitarista e Ambiental
CREA – 07.1989/BA


Listas deTabelas







Lista de Siglas




Sumário

Sumário








APRESENTAÇÃO
A JLR SOLUÇÕES DE PROJETO & ENGENHARIA, cadastrada no Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) apresenta o PLANO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS – PRAD, daLagoa Laranjeiras na cidade de Cruz das Almas – BA a pedido da empresa Recôncavo Abastece. Este PRAD propõe intervenções com a finalidade de diminuir os impactos ambientais e promover um manejo adequado da exploração dos recursos naturais, a partir da recuperação da área, visto a crescente ocupação urbana e a exploração dos recursos naturais da área por conta da implantação de um sistema de captaçãode água que esta instalado as margens da Lagoa Laranjeiras.
Esse plano está relacionado ao planejamento da execução reparatória das áreas degradadas, em passivos ambientais deixados pela comunidade e exploradores do solo e dos recursos hídricos da região.



1 INTRODUÇÃO
O suprimento de água doce de boa qualidade é essencial para o desenvolvimento econômico, a manutenção da diversidade econtinuidade dos ciclos de vida do planeta. A água é muito importante para saúde e também consiste em ser um elemento vital, logo repensar seu uso de maneira equilibrada e ecológica é uma necessidade eminente. As relações entre o ser humano e o meio ambiente vêm sendo um dos mais importantes objetos de estudo, da atualidade, pois as diversas atividades desenvolvidas pelo homem vêm ocasionandoalterações no meio, que é habitado pelo próprio grupo. A exploração desordenada dos recursos naturais, o uso inadequado dos solos, o desmatamento irracional, o uso indiscriminado de fertilizantes, de corretivos e agrotóxicos vêm provocando inúmeros problemas ambientais, principalmente em áreas de nascentes e regiões ribeirinhas, alterando a qualidade e quantidade de água drenada pela bacia. O (PRAD)frequentemente é solicitado pelos órgãos ambientais como parte integrante do processo de licenciamento de atividades degradadoras ou modificadoras do meio ambiente. O PRAD refere-se ao conjunto de medidas que propiciarão à área degradada condições de estabelecer um novo equilíbrio dinâmico, com solo apto para uso futuro e paisagem esteticamente harmoniosa. Tal plano engloba a confecção docronograma físico-financeiro da recuperação ambiental proposta, assim como a indicação do uso futuro pretendido.
Nesse contexto encaixa-se a Lagoa Laranjeiras consiste em um exemplo de exploração dos recursos naturais e a não conformidade com a legislação vigente que considera Área de Preservação Permanente as margens de corpos hídricos. Pois o sistema de captação de água implantado na lagoa paraabastecimento das residências circunvizinhas. Logo este projeto visa recuperar a a área da Lagoa Laranjeiras.

2 CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO
2.1 DADOS DO EMPREENDIMENTO

Atividade Realizada: Captação de Água;
Área da propriedade: 300m2;
Mão de obra utilizada: Terceirizada.
2.2 DADOS DA EMPRESA

Nome da Empresa: Recôncavo Abastece;
Razão Social: José Hora;
Representante Legal: AnnyGeyse Cardoso;
CNPJ: 2008765430;
Inscrição Estadual: 20086725809;
Inscrição Municipal: 20987657896;
Telefone: (75) 3254-2633;
Email: ninhageise@yahoo.com.br
2.3 CARACTERIZAÇÃO DA ATIVIDADE
O estudo foi desenvolvido na cidade de Cruz das Almas, no Recôncavo da Bahia, a área escolhida foi a Lagoa Laranjeiras, que se localiza no bairro Assembleia, próximo ao Teatro Laranjeiras, (mapa 01). No...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PRAD
  • Prad
  • PRAD
  • PRAD
  • Prad
  • PRAD
  • PRAD
  • prad

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!