PRAD & PTRF

Páginas: 12 (2757 palavras) Publicado: 17 de outubro de 2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA – UNIFOR-MG
CURSO DE BACHAREL EM ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA
Marco Antônio Moura Santos
Jani Muniz
Luiz Paulo Diniz
Paula Damasceno













PRAD E PTRF












FORMIGA – MG
2013












1. INTRODUÇÃO
Quando uma área irá sofrer algum tipo de intervenção ambiental, atividades ou empreendimentos, quepoderá causar impactos, terá que ser solicitado o PRAD ou PTRF para que a ária afetada possa ser recuperada.
O PRAD, que significa projeto de recuperação de áreas degradadas, consiste num documento que contém as medidas propostas para a mitigação dos impactos ambientais, decorrentes das atividades e empreendimentos, para que esta área possa ser reabilitada, incluindo revegetação, geotécnica eremediação ou tratamento (estabilização química)
O PTRF é um processo mais simples que o PRAD, inclusive, o mesmo pode ser mencionado e requerido no PRAD. Se baseia na reconstituição da flora quando afetada por um empreendimento. Através do PTRF, é possível analisar, estudar e implantar medidas corretas de plantio, e de espécies adequando da melhor forma para a região a ser implantada.2. OBJETIVOS
2.1. Objetivo geral
Definir, explicar e mostrar como, quando e onde deve ser feito PRAD e PTRF.
2.2. Objetivos específicos
Apresentar a documentação necessária anexada junto ao PRAD e PTRF;
Analisar modelo pronto de PTRF;
Estabelecer os critérios para a realização do PRAD e PTRF;
Diferenciar PRAD e PTRF.














3. REFERENCIAL TEÓRICO
Arecuperação florestal de áreas degradadas, embora seja hoje uma prática bem difundida, é relativamente recente (2 ou 3 décadas) antes disto a palavra de ordem era desmatamento visando a expansão da fronteira agrícola e “desenvolvimento” a qualquer custo.
Apesar do meio ambiente ser entendido hoje como o conjunto dos recursos naturais e suas inter-relações com os seres vivos, é comum verificar queeste conceito seja associado apenas ao “verde” da paisagem, à natureza ou à vida, isto de certa forma tem deixado de considerar os recursos hídricos e das questões relativas à poluição do ar, relegando muitas vezes, a um segundo plano, o meio ambiente urbano, que nada mais é que um ecossistema criado pelo homem e que muitas vezes esquecemos que somos parte integrante e ativa do meio ambiente em quevivemos. Só para se ter uma ideia, apenas recentemente, foram incluídos nos princípios ambientais da Constituição Federal brasileira de 1988, o princípio do Direito Ambiental como sendo um bem coletivo (GOLDEMBERG & BARBOSA, 2004).
Em função desta situação alarmante, a preocupação com a conservação e recuperação da cobertura vegetal, apesar de relativamente recente, tem sido objeto de amplosdebates, com discussões no meio científico sobre as abordagens técnicas, científicas e a legislação de proteção e recuperação de florestas (DURIGAN et.al., 2001; KAGEYAMA, 2003; BARBOSA, 2003).
O caráter multidisciplinar das investigações científicas sobre recuperação tem sido considerado como o ponto de partida do processo de restauração de áreas degradadas, entendido como um conjunto de açõesidealizadas e executadas por especialistas das diferentes áreas do conhecimento, visando proporcionar o re-estabelecimento de condições de equilíbrio e sustentabilidade, existentes nos sistemas naturais (DIAS & GRIFFITH, 1998 e BARBOSA 2003).
O Plano de Recuperação de Áreas Degradadas – PRAD foi concebido inicialmente para a recomposição de áreas degradadas pela atividade minerária. É um estudosolicitado pelo órgão ambiental no momento do licenciamento de empreendimentos que se destinam a exploração de recursos naturais. Deve ser elaborado de acordo com diretrizes fixadas pela NBR 13030, da ABNT.
Áreas degradadas são aquelas que não mais possuem a capacidade de repor as perdas de matéria orgânica do solo, nutrientes, biomassa, estoque de propágulos etc (BROWN; LUGO, 1994). Os ecossistemas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PTRF
  • PRAD
  • PRAD
  • Prad
  • PRAD
  • PRAD
  • Prad
  • PRAD

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!