PRA UFCD - CLC6 - Cultura, Lingua e Comunicação

Páginas: 8 (1855 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014

Curso de Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores 2013/2014

P. R. A. - Portefólio Reflexivo Aprendizagens

da

UFCD – CLC 6 A e B


Tema da UFCD: Culturas de Urbanismo e Mobilidade


Formadores (as):


Formando (a):







TEAC

Designação da UFCD CLC 6 – A & B: Culturas de urbanismo e mobilidade

Carga Horária: 50

Duração de Referência: 50 horasFormadores (as)


1. Objetivos (Consultar o referencial do Curso de Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores 2013/2014)

2. Conteúdos (Consultar o referencial do Curso de Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores 2013/2014)

Nesta UFCD aprendi muita coisa nova. Também reforcei o meu conhecimento no que diz respeito aos conteúdos e objetivos da mesma.

Primeiramente,estabeleceram-se as temáticas a serem trabalhadas mediante uma revisão dos conteúdos a lecionar e a abordar.

A partir de uma ficha de trabalho “Arquitetura e Urbanismo” defini e caracterizei os conceitos de Arquitetura e Urbanismo. Adquiri conhecimentos quanto a condições preliminares a ter em consideração quando se quer construir uma casa, tendo em conta as condições, possibilidades económicas e ideais daspessoas. Criou se um debate e respondi às questões na ficha. Não tinha conhecimento de que eram precisos tantos requisitos para dar início ao processo e à execução do mesmo, tudo dentro dos trâmites legais.

Reforcei os meus conhecimentos quanto a técnicas, dicas e regras do que se deve e não se deve fazer quando se elabora um resumo ou uma síntese.
Fiz resumos/sínteses de vários textos, mas oque mais gostei de fazer foi “O desafio da sustentabilidade” incluído na ficha de trabalho “Casa ideal, casa sustentável”, visando o equilíbrio do ambiente, da sociedade e da economia.
Fiquei a conhecer “25 dicas para uma casa mais sustentável”, incluídas numa ficha de trabalho com o mesmo título.
A seguir fiz uma descrição da minha casa ideal, tendo em conta as 25 dicas.
Toda esta informação eatividades são de grande valor e a ter em conta se algum dia eu tiver intenção de “construir casa própria”.

Reforcei os meus conhecimentos quanto a técnicas de pesquisa, seleção e tratamento de informação, tendo em conta a língua como suporte indispensável à gestão e intervenção no urbanismo e na mobilidade. Usei as técnicas de resumo e síntese para os textos incluídos numa ficha de trabalhosobre a estrutura económica de Portugal no início do século XX.

Reforcei as técnicas de resumo e síntese e aquisição de competências apropriadas em exercícios de aplicação como a elaboração de uma carta de reclamação e de um requerimento, focando a estrutura e intencionalidade comunicativa.

Procedemos, de seguida, à leitura e interpretação de um texto sobre a importância da língua Portuguesano mundo: onde se fala o português e estatísticas numéricas: Ranking de posição dos continentes e das redes sociais dos falantes de língua Portuguesa.
A propósito, visualizámos um vídeo sobre o património linguístico de Portugal no Mundo, e de uma reportagem na TVI “300Km”. Lemos e interpretámos o texto “A crónica de falar Lisboetês” de Vital Moreira. Debate de ideias, análise e identificação dosdiferentes regionalismos linguísticos em Portugal: dependendo da zona, temos palavras diferentes para descrever a mesma coisa. Foi interessante saber que por exemplo ao que normalmente damos o nome de nêspera, no Porto usa-se o termo “magnório”. Entretanto, de entre as outras 13 expressões identificadas, havia muitas que eu já conhecia.

Elaborei um trabalho de grupo sobre os fluxos migratóriosem Portugal e as influências culturais, gastronómicas, musicais e linguísticas dos imigrantes no meu país: Africanos; Angolanos; Brasileiros; Indianos; dos Países do Leste; e Chineses. Foi um trabalho muito interessante e enriquecedor, pois tivemos que pesquisar muito sobre esta temática. Ao mesmo tempo e à mistura, absorvi também informação de outros tipos de influências com aspetos positivos e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • UFCD:5- Cultura, Comunicação e Média
  • cultura e lingua comunicaçao
  • Cultura lingua e comunicaçao
  • cultura lingua e comunicaçao
  • Comunicação é cultura. cultura é comunicação.
  • lingua e cultura
  • Lingua e comunicação
  • artigo: comunicação é cultura. cultura é comunicação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!