PRA 6560

Páginas: 2 (358 palavras) Publicado: 4 de junho de 2015
Eu quando iniciei este curso só sabia que existiam médicos, enfermeiros e pessoal de limpeza e desconhecia por completo que existiam os técnicos auxiliares de saúde, como tal, também não sabia queexistia uma comunicação com o utente; por isso neste módulo aprendi que comunicar é essencialmente um diálogo de pergunta e resposta na qual se trocam ideias, sentimentos e experiências, sendo assim,temos o Emissor, quem envia a mensagem; o Canal, o meio que utiliza; o Receptor, para quem é a mensagem; a Mensagem, o que é transmitido e o Feedback, a resposta de quem recebe.
As barreiras àcomunicação podem ser internas e externas, como barreiras internas temos o cansaço ou doença e como barreiras externas temos o clima ou o ruído.
A comunicação verbal pode ser oral e escrita.
Há vários estilosde comunicação passivo, assertivo, manipulador e agressivo. No estilo Passivo, a pessoa não é capaz de pedir um favor do qual necessite, culpa-se de tudo, etc...; no estilo Agressivo, a pessoa usaviolência física, critica as pessoas, etc...; no estilo Manipulador, a pessoa não respeita os outros a não ser em proveito próprio, explora os outros ao ponto de fazer chantagem, etc...; no estiloAssertivo a pessoa não magoa os outros, respeita a opinião dos outros, etc....
Há também vários tipos de conflito, como por exemplo, o intrapessoal, que é um conflito que uma pessoa tem com ela própria; ointerpessoal, que é um conflito que uma pessoa tem com outra pessoa e por fim temos o organizacional, várias pessoas fazem greve numa instituição.
No doente com doença mental a comunicação deve ser omais curta e simples possível, dar tempo o bastante para que o doente responda, o técnico auxiliar de saúde deve ter paciência porque vai ter de fazer muitas repetições,deve também ter atenção aosmovimentos do corpo e da cara. O técnico auxiliar de saúde deve ter noção que o doente mental continua a ser uma pessoa que tem os seus gostos e a sua personalidade.
O que aprendi nesta UFCD irá-me ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Pra A
  • PRA A
  • Pra que isso?
  • O QUE PRA A
  • Religião: Pra que?
  • Psicologia pra que?
  • É pra melhor
  • Copa pra quem?

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!