Pr5-sma-trilho pedestre santa maria açores

1650 palavras 7 páginas
FRUIÇÃO PEDESTRIANISTA E AMBIENTAL DO TRILHO DA COSTA NORTE (PR5-SMA)

“ACABOU-SE O ANO EM BELEZA COM UM PERCURSO NA NATUREZA”

Atividade foi promovida pelo NPA-G.Velho (Núcleo de Pedestrianismo e Ambiente do Gonçalo Velho em parceria com o CADEP-CN (Clube dos Amigos e Defensores do Património-Cultural e Natural de Santa Maria), no dia 30 de dezembro de 2012, sob o slogan: "Acabe o ano em beleza com um maravilhoso percurso na natureza".

A caminhada foi guiada pelo coordenador do NPA-G.Velho e do CADEP-CN, tendo como responsável pela logística o Márcio Costa. Participaram na atividade 24 simpáticos pedestrianistas (residentes e não residentes em Sta Maria), tendo sido um grupo muito entusiasta e interessado nas explicações de interpretação ambiental e cultural das paisagens e dos elementos que se encontram no itinerário, maioritariamente, de grande riqueza geológica e geomorfológica, como as pillow lavas e os fósseis marinhos únicos nos Açores, com mais de 5 milhões de anos.
Outros elementos faunísticos, florísticos e do património edificado mariense, constantes do percurso, também foram alvo de atenção, merecendo o devido destaque nas explicações.

Recorde-se que este trilho, inicialmente, foi concebido pelo CADEP-CN, no ano letivo de 1999/2000, tendo posteriormente sido redesenhado, em 2005, pelo arquiteto Fernando Pessoa e Serviços de Ambiente, com a nossa colaboração e oficializado em 2010, pela Direção Regional do Ambiente, aquando da visita do Governo à ilha, estando a sua gestão, atualmente, a cargo do PNI-SMA, em virtude de abranger a área protegida do Monumento Natural da Pedreira do Campo, Figueiral e Prainha.

O percurso oficial tem início do Parque Natural de Ilha, nomeadamente no Centro de Interpretação Dalberto Pombo, onde está compilado o espólio do ilustre naturalista, descendo-se, a partir daí, a Zona Histórica de Vila do Porto, até ao forte de S.Brás, podendo apreciar-se, transversalmente à rua principal, alguns ruelas de cunho

Relacionados