Pr0cess0

1040 palavras 5 páginas
Relógio Comparador

É um instrumento que foi desenvolvido para detectar pequenas variações dimensionais através de uma ponta de contato e por um sistema de ampliação mecânica apresenta seu valor com uma leitura clara e suficientemente precisa.

O relógio comparador tradicional transforma e amplia o movimento de um fuso em movimento circular de um ponteiro montado em um mostrador graduado. Trata-se de um instrumento de múltiplas aplicações, porém sempre acoplado em algum meio de fixação e posicionamento, como mesas de medição, dispositivos especiais, outros instrumentos, etc.

Descrição do relógio comparador

[pic]Figura 01-relógio comparador

Princípios de Funcionamento

Basicamente, o fuso que entra em contato com a peça possui uma cremalheira que aciona um pequeno pinhão solidário com uma engrenagem, que por sua vez aciona outro pequeno pinhão, chamado pinhão central, onde é montado o ponteiro de leitura, outra engrenagem entra em contato com o pinhão central com a finalidade de eliminar folgas de engrenagem pela ação de uma mola espiral chamada cabelo. Outros mecanismos utilizam sistemas de ampliação por alavancas ou fitas de torção, entre outros.

Quando a ponta de contato sofre uma pressão e o ponteiro gira em sentido horário, a diferença é positiva. Isso significa que a peça apresenta maior dimensão que a estabelecida. Se o ponteiro girar em sentido anti-horário, a diferença será negativa, ou seja, a peça apresenta menor dimensão que a estabelecida.

[pic]

Figura 02- engrenagem do relógio comparador

Procedimento para efetuar a leitura

Os relógios mais comuns apresentam uma dupla graduação, possuem contagem com incrementos no sentido horário e anti-horário, dependendo da definição do ponto inicial de trabalho da ponta de contato. Definido o ponto inicial, a leitura é feita primeiramente no contador de voltas e á seguir no ponteiro principal, por isso é importante conhecer previamente o valor de cada graduação.

Relacionados