Pr E Pr Bi Ticos

Páginas: 2 (343 palavras) Publicado: 15 de junho de 2015

Pesquisa: Qual a importância dos pré-bióticos e pró-bióticos na alimentação?


Pelo conceito básico, pré-bióticos são carboidratos que não são absorvidos pelo sistema digestório, sendo assimchegam intactos ao intestino e são aproveitados pelos microrganismos benéficos como substrato deles. Essas fibras pré-bióticas também atuam no metabolismo mineral, sendo assim com o consumo regularprovocam o aumento da absorção do cálcio que está envolvido na produção de ácidos no intestino pelo aumento das bifidobactérias e lactobacilos e até mesmo na indução da expressão gênica da proteínatransportadora de cálcio. Eles podem ser encontrados principalmente em alimentos como chicória, alcachofra, alho, cebola, soja, leite humano, banana e tomate.
E os pró-bióticos já se revelam na nomenclatura(pró+vida), a ANVISA define como "Microrganismos vivos capazes de melhorar o equilíbrio microbiano intestinal produzindo efeitos benéficos à saúde do indivíduo". São utilizados para prevenir asinfecções entéricas e gastrointestinais.Tendo como principais microrganismos as bactérias ácido láticas, mas também podem ser utilizadas as leveduras. Dentre os benefícios à saúde atribuídos a eles, estão ocontrole da microbiota intestinal, estabilização da microbiota intestinal após uso de antibióticos, promoção da resistência gastrintestinal à colonização por patógenos, diminuição da concentração dosácidos acético e lático, de bacteriocinas e outros compostos antimicrobianos, promoção da digestão da lactose em indivíduos intolerantes à lactose, estimulação do sistema imune, alívio da constipação eaumento da absorção de minerais e vitaminas. Podem ser comercializados como preparações farmacêuticas em forma de cápsulas e saches, e como leites fermentados e iogurtes.
BIBLIOGRAFIA

LIMA, Evellyn.A importância da Nutrição Funcional. Prebióticos, Probióticos e Simbióticos. Disponível em: . Acesso em: 10 Junho 2015
LIMA, Flávia R.B. de....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Question Rio Pr Tico
  • Trabalho Pr Tico
  • Estudo Do Caso Pr Tico
  • Planejamento Pr Tico
  • TRABALHO PR TICO
  • PROJETO PR TICO MODIFICADO
  • Trabalho Pr tico 1
  • TRABALHO PR TICO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!