Pr Ticas De Zooterapia 1

Páginas: 5 (1164 palavras) Publicado: 18 de agosto de 2015

Práticas de zooterapia

Pode-se mencionar, por exemplo que toda prática Zooterapia ou TTA (terapia assistida por animais) faz bem para os fatores psicológicos, físicos e sociais aos seus benefícios. Porque a prática pode destacar a melhora da socialização dentro e fora do ambiente escolar, em sua prática pedagógicas. A redução da depressão, da ansiedade e da solidão, o desenvolvimento daconcentração, motivação para a realização de atividades, sabemos que melhora as capacidades motora, sensorial e cognitiva, tem como auxílio no ensino-aprendizagem de disciplinas curriculares, educação humanitária, e no desenvolvimento de senso de responsabilidade e respeito, tem como incentivo à curiosidade e à criatividade.
Aspectos inerentes ao desenvolvimento da criança, dentre inúmeros outros, quedependerão também da atividade a ser realizada, fato que justifica a importância do planejamento prévio de acordo com o público a ser atendido e os resultados que se buscam alcançar. As Oficinas Pedagógicas e Psicopedagógicas são um material de grande potencial para a zooterapia realizada no ambiente escolar. Porque a partir dela, a equipe consegue realizar e socializar com as crianças, para ter aatenção de todas elas nos conteúdos abordados em sala de aula, de forma didática, obtendo as informações de muita importância para as atividades. Através de análise comportamental, elas têm liberdade de expressão e para manifestar seus sentimentos e estimulo à criatividade da criança, mantendo correlações com o momento da vida de cada uma delas.
A Zooterapia como ciência, tem que ter basessólidas que garantam seus critérios de eficiência naquilo que deseja-se executar. Para tal, é de extrema importância que os animais estejam adequados para todas as atividades propostas, porque isto não é apenas para diversão, não pode pegar qualquer pet, para promover a diversão das crianças. E acima disso, deve-se garantir a segurança, para evitar qualquer surpresa desagradável ao decorrer dasatividades. Aqui no Brasil, são muito comuns o uso de cães e gatos para as atividades nas escolas, embora até hoje apenas aquoeterapia seja reconhecida cientificamente como prática zooterapêutica.
Deve-se atentar ao fato de que as necessidades de todos os animais, quanto ao seu bem estar não devem ser ignoradas, o sucesso da prática tem que estar de acordo com a participação do mesmo. Assim, é de sumaimportância cuidados com o animal em questões como alimentação, fornecimento de água e descanso, e quando necessário respeitar as necessidades fisiológicas do animal, para permanecer a vontade durante os procedimentos, e não precise conter-se durante as práticas. Através de algumas atividades, que puseram em práticas promovidas pela Equipe de Zooterapia da FMVZ-USP, na cidade de Pirassununga/SP,obteve-se dados correlacionados ao modo de como as crianças enfrentavam o luto, tanto no aspecto familiar quanto em relação aos seus animais de estimação, dificuldades de aprendizado, dificuldades de socialização, bullying, violência familiar, e entre outros.



Pode-se dizer que isto estimula as crianças ao senso crítico, ao respeito, à busca por informações, que aplicam conceitos desustentabilidade e educação humanitária, consistindo assim em uma ferramenta de auxílio à escola e ao professor, conferindo aos mesmos e aos coordenadores pedagógicos pistas valiosas para o acompanhamento preciso da evolução de cada aluno. Tem como oportunidade de exercício da expressão e criatividade, propiciando ao aluno a descoberta de novos gostos e habilidades, podendo ser salvo de desenvolvimento futuro.Nome da escola: Escola Marista Souza Figueiredo
Ano ou Série: 2° Série
Número de alunos: 17
Meninos: 7
Meninas: 10
Descrição do perfil da turma:

A turma da 2° Série, é composta por 17 alunos e a professora Beatriz. Nesta turma vive-se momentos de alegria, descontração, mas também alguns momentos de incertezas, medos, insegurança. Porque...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pr Tica 1 Origin
  • Pr Tica 1
  • Exercicio 1 Pr Tica
  • PR TICA 1 Adsor o
  • Pr tica 1
  • 1 Pr Tica
  • Pr Tica 1 Top
  • TRABALHO PR TICA 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!