PR TICAIMedidaCircuitosRF

1657 palavras 7 páginas
PRÁTICAS DE LABORATÓRIO DE TELECOMUNICAÇÕES II

PRÁTICA DE MEDIDA DAS CARATERÍSTICAS DE CIRCUITOS DE RF

Autor: Prof. Alcione Alves, MSc
Curso: Engenharia de Telecomunicações
Disciplina: Técnicas de Medição em Telecomunicações II
Experiência I – Medição das características de amplifica- dor sintonizado

Medição da freqüência de oscilação, ganho de tensão, banda passante e fator de mérito de um amplificador sintonizado 1 – Introdução Amplificadores sintonizados são empregados sempre que desejamos amplificar sinais em uma certa banda passante de freqüências. Quan- do o sinal a ser amplificado é do tipo modulado, é desejável que den- tro da banda passante, o ganho seja razoavelmente constante.

2 – Medida das características do oscilador
2.1 – Objetivo Projetar o circuito amplificador sintonizado abaixo para confirmar os valores do circuito fornecido, simular o circuito oscilador em softwa- re e medir as características calculadas do oscilador para confirmar seus valores calculados.
2.2- Equipamentos utilizados 01 Osciloscópio analógico ou digital, Minipa, modelo 01 Gerador de função, Minipa, modelo 01 Freqüencímetro, Minipa, modelo 01 Multimetro, Minipa, modelo
2.3 – Procedimentos de cálculo e medidas
2.3.1 – Seja o circuito amplificador sintonizado da figura 1 abaixo. Projetar o circuito calculando seus componentes de polarização, freqüência de sintonia, ganho do amplificador, banda passante e fator de mérito do circuito.
2.3.2 – Simular o circuito amplificador sintonizado em software tipo cir- cuit maker ou equivalente confirmando as características do am- plificador sintonizado.
2.3.3 - Montar o circuito conforme a figura 1 abaixo

Calc.
F

V

Circ.
F

Mak
V

Med

Relacionados