Pr Tica III Desmineraliza O Da Gua

631 palavras 3 páginas
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Instituto de Química
Departamento de Processos Químicos – DPQ
Laboratório de Química XI

Desmineralização da Água

Prof.ª Ivana Lourenço de Mello Ferreira
Turma 10
Ingrid Stephany da Costa Teodolino
Júlia Potratz
Kaio Cesar de Oliveira Fernandes
Larissa Teixeira Marques de Souza
Leonardo de Oliveira Tiotonio

Abril de 2015

1. Introdução O experimento de desmineralização da água é basicamente um processo de remoção dos íons da água e pode ser efetuado, dentre outros métodos através de trocas iônicas. Esse processo consiste na permutação iônica, onde os íons dissolvidos na água entram em contado com determinadas substâncias sólidas, insolúveis na água, pelas quais são absorvidos e permutados por outros íons, as resinas de troca iônica. Resinas de troca iônica são meios filtrantes sintéticos, enriquecidos com íons específicos que, quando em contato com a água, possuem a propriedade de realizar a troca iônica deste elemento químico com outro que se deseja remover da água. Por serem capazes de retirar tanto íons positivos (cátions) quanto íons negativos (ânions), elas são subdivididas em resinas aniônicas e em resinas catiônicas. Nesse experimento, porém só foi utilizada a resina catiônica para chegar aos resultados e conclusões esperados.

2. Objetivo Verificar como os íons de uma amostra de água podem ser removidos através da sua passagem por uma coluna de troca iônica.

3. Descrição dos Resultados Encontrados
1ª Etapa O primeiro passo foi adicionar na coluna de troca iônica um volume da solução aquosa de sulfato de cobre (CuSO4). Após esperarmos um pequeno intervalo de tempo, para a solução atravessar toda a coluna, recolhemos em uma proveta uma amostra da solução. Inicialmente a cor da solução aquosa de sulfato de cobre era azul. Após passar pela coluna, vemos claramente que a solução se apresenta incolor.
2ª Etapa Para regenerar a coluna de troca iônica, foi adicionada

Relacionados

  • mecanicas dos fluidos
    54853 palavras | 220 páginas
  • fisiologis
    12492 palavras | 50 páginas