Pr tica Bioqu mica LEO VEGETAL Relat

904 palavras 4 páginas
Faculdade Independente do Nordeste Bioquímica Anita de Oliveira Estética e Cosmético- Vespertino

CARACTERIZAÇÃO DOS TRIACILGLICEÓIS DE ÓLEO VEGETAL

Flávia Ferraz Gusmão- P1 23-04-2015
INTRODUÇÃO

No Trabalho contém anotações e discussões tidas na aula prática realizada no dia 16-04-2015 sobre a caracterização e extração do óleo vegetal (triacilgliceróis). Os lipídeos se caracterizam por sua insolubilidade em agua e solubilidade em solventes orgânicos. A maioria dos lipídeos apresenta ácidos graxos esterificados em sua estrutura, abrangendo os acil-gliceróis ou glicerídeos, os cerídeos, os fosfolipídios e os glicolipídios. Estes compostos, com aquecimento em presença de bases fortes produzem sais de sódio ou potássio de ácidos graxos. Devido a esta propriedade, estes lipídeos são denominados de lipídeos saponificáveis já que podem ser caracterizados pela reação de saponificação.

OBJETIVO

Demonstrar a extração do óleo vegetal por reação de saponificação e por testes realizados na aula prática.

MATERIAIS E REAGENTES

Tubo de Ensaio
Becker
Pipetas
Banho Maria
Espátula, Proveta.

Óleo vegetal
Potassa alcoólica
Água
Acido acético
Cloreto de cálcio
Cloreto de sódio

MÉTODOS – PROCEDIMENTO

I. Extração do óleo vegetal (triacilgliceróis)
Em um Béquer de 100 ml pesou-se 10g de soja moída e seca no qual adicionou 25 ml de acetona e agitou por 5 minutos. Logo em seguida filtrou com o papel de filtro para o outro béquer de massa conhecida lavando o resíduo com 10 ml de acetona por duas vezes.
Evaporou-se o filtrado por em banho-maria à temperatura de 50°c agitando constantemente até a eliminação da acetona. Observou-se o resíduo amarelo e oleoso, pesou o béquer e

Relacionados

  • F S QU MAT E PORT
    194350 palavras | 778 páginas