Pr Tica 01 EQUIL BRIO QU MICO ENTRE CrO42 E Cr2O72 E O EFEITO DO MEIO CIDO E B SICO

736 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
CENTRO DE CIENCIAS EXATAS E DA TECNOLOGIA
CURSO DE AGRONOMIA
DISCIPLINA DE QUIMICA APLICADA PARA AGRONOMIA
PROFESSOR ALMIR LUIS BRANCHER
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA 01

PRÁTICA 1
EQUILÍBRIO QUÍMICO ENTRE CrO42- E Cr2O72- E O EFEITO DO MEIO ÁCIDO E BÁSICO

LUAN MAZZOCHI

CAXIAS DO SUL, 13 DE MARÇO DE 2015
OBJETIVOS
Observar as interações químicas que podem alterar o equilíbrio químico da solução, por meio experimental de variação de concentrações de reagentes entre o meio ácido e básico nas soluções de cromato de potássio e dicromato de potássio.

INTRODUÇÃO Henri Loius Lê Chatelier, cientista francês, enunciou o princípio geral do deslocamento de equilíbrios químicos: “quando uma força atua sobre um sistema em equilíbrio químico, este se desloca no sentido de anular a força aplicada”. A concentração, a pressão e a temperatura são as forças que atuam sobre os equilíbrios químicos. Nas nossas experiências estudaremos os deslocamentos de equilíbrios químicos em função da concentração, fato que indiretamente comprova a existência do equilíbrio. 1. Quando se aumenta a concentração de um dos componentes do equilíbrio, este se desloca no sentido de consumir o reagente adicionado; 2. Quando de diminui a concentração de um dos componentes do equilíbrio, este se desloca para repor o componente retirado. Um equilíbrio bastante interessante para observações experimentais é aquele entre cromatos
(soluções amarelas) e os dicromatos (soluções alaranjadas), em solução aquosa. Dissolvendo-se certa quantidade de dicromato de potássio em água, ocorrerá a dissolução do sal:
K2Cr2O7 → 2K+ + Cr2O7 -2
O ânion Cr2O7 -2 e a água entram em equilíbrio:
Cr2O7 -2+ H2O → 2CrO4-2 + 2H+
Deslocando o equilíbrio para a direita, o meio tornar-se-á amarelo e para a esquerda, alaranjado.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
- Foi colocado 1mL de K2CrO4 0,1 mol.L-1 em um tubo de ensaio
- Foi colocado em outro tubo de ensaio 1mL de K2Cr2O7 0,1

Relacionados