Prótese Fixa II

Páginas: 10 (2389 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014


Universidade de Brasília
Faculdade de Ciências da Saúde
Departamento de Odontologia
Disciplina de Prótese Fixa 2











Gesso Para Troquéis





Alexandro Ahmar
Leonardo D'Ávila
Rafael Queiroz




Brasília, setembro de 2009

Introdução


Uma vez que obter um padrão de cera para confecção de restaurações extracoranárias no meio intraoral é inconveniente,difícil, demorado e praticamente impossível, utilizamos modelos e troquéis para confecção indireta desses padrões em um laboratório. O sistema modelo/troquel tem por finalidade capturar as informações necessárias, de forma que elas possam ser transferidas para o laboratório. Devemos então ser criteriosos na escolha dos materiais que utilizaremos para fazer essas réplicas das estruturas dentais eadjacentes. Os principais materiais utilizados são gesso pedra tipo IV eV, resina epóxi e eletrogalvanização.




































Troquel

Troquel é a reprodução positiva dos dentes preparados e consiste em uma substância rígida adequada, de exatidão suficiente. Para isso devemos conseguir uma moldagem satisfatória lançando mão de materiaisde impressão adequados, fios retratores, manipulação adequada e vazamento dos moldes antes que ocorram distorções dimensionais.
O troquel deve conter todas as informações do dente preparado e das estruturas não preparadas logo abaixo da região cervical. Bolhas e vãos são inadmissíveis e o acesso adequado à margem cervical é imperativo.
Para a confecção de troquéis utilizamos geralmentegesso tipo IV e V, resina epóxi troquéis galvanizados. A escolha do material depende de vávios fatores como: o material deve permitir um modelo dimensionalmente acurado e ser forte e resistente à abrasão; ele deve ser fácil de seccionar e aparar com os equipamentos rotineiramente disponíveis; ele deve ser compatível com o agente de separação que será usado, de forma que o padrão de cera não cole; eledeve reproduzir exatamente os detalhes da superfície; ele deve existir em uma cor contrastante com a que será usada, de forma que a margem do preparo possa ser vista; ele deve ser facilmente umedecido pela cera. Além disso, precisa ser compatível com o material de impressão.



Gesso



Os produtos de gesso odontológicoestão disponíveis em cinco formas ( tipo I a V da ADA) sendo os IV e V utilizados para o sistema modelo/troquel. Este material é barato, fácil de manipular, não necessita de equipamentos sofisticados e produz resultados satisfatórios. As propriedades físicas aperfeiçoadas do troquel de gesso, em relação aos demais gessos, resultam no fato de que menos água é necessária para obter uma misturasuficientemente fluida.
A fim de obter propriedades físicas melhores, devemos preconizar a espatulação à vácuo, onde a porosidade é reduzida, com aumento concomitante na resistência. Os modelos recém-vertidos devem ser reservados durante pelo menos 30 minutos; resultados superiores são obtidos com descanso de 1 hora.
Outro fator importante é o controle da infecção cruzada que pode ocorrer por meio dosmateriais de moldagem e modelos/troquéis quando enviados para os laboratórios sem descontaminação prévia. Vários estudos relatam alteração nas propriedades físicas, com diminuição da resistência à compressão dos gessos quando esterelizados quimicamente com glutaraldeído à 2%. Logo, devemos estar atentos à substâncias que consigam a descontaminação sem alteração das propriedades dos materiais.Existem estudos sugerindo a utilização de hipoclorito de sódio, que foi eficiente na esterelização e não alterou as propriedades dos materiais testados.
A reprodução de detalhes da superfície é aceitáveil com os produtos de gesso tipo IV e V. Os materiais são capazes de reproduzir uma linha de 20 micrometros de largura, de acordo com a especificação nº 19 da ADA.
Apesar de parecer indissolúvel...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Prótese fixa
  • Protese fixa
  • Protese Fixa
  • Prótese fixa
  • Prótese Fixa
  • protese fixa
  • Protese Parcial Fixa Adesiva
  • Introdução à prótese fixa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!