Pré- socraticos

Páginas: 16 (3771 palavras) Publicado: 5 de abril de 2013
E.E NÚCLEO HABITACIONAL JOSÉ PAULINO NOGUEIRA
Filosofia - 3° B



Trabalho de Filosofia



Paulinia-2013
Tema: Filósofos Pré- Socráticos

Bruna DiasCarol Elizabeth
Crislânia Vieira
Évelyn Braga
Kelle Ferreira


Sumário

Introdução
1° Pré-socráticosTales de Mileto
Outros filósofos e outras respostas sobre a teoria
Da origem do universo.
AnaximandroAnaxímenes
Heráclito de Efésio
Pitágoras
Zenão de Eleia
Anaxágoras
Demócrito
Empédocles
Diógenes de Apolônia
Filolau de Crotona
Fonte de pesquisas


Introdução
Iremos falar nessetrabalho sobre os filósofos pré-socráticos e por que Tales é considerado o primeiro filósofo da história.
Escolhemos alguns deles e falaremos sobre seus contextos (local, fatos importantes da época em que cada um viveu), escola filosófica na quais pertenceram e suas principais ideias.



1° Pré-socráticos
Os pré-socráticos são filósofos que viveram na Grécia Antiga enas suas colônias. Assim são chamados, pois é os que vieram antes de Sócrates, considerados um divisor de águas na filosofia. Muito pouco de suas obras está disponível, restando apenas fragmentos. O primeiro filósofo em que temos uma obra sistemática e com livros completos é Platão, depois Aristóteles. São chamados de filósofos da natureza, pois investigaram questões pertinentes a esta, como de queé feito o mundo. Romperam com a visão mítica e religiosa da natureza que prevalecia na 
     época, adotando uma forma científica de pensar. Alguns se propuseram a explicar as transformações da natureza. Tinham preocupação cosmológica. A maior parte do que sabemos desses filósofos é encontrado na doxografia de Aristóteles, Platão, Simplício e na obra de Diógenes Laércio (século III d. C), Vida eobra dos filósofos ilustres. A partir do século VII A.C., há uma revolução monetária da Grécia, e advêm a ela inovações científicas. Isso colaborou com uma nova forma de pensar, mais racional. Os pré-socráticos inspiraram a interpretação de filósofos contemporâneos como Nietzsche, que nos iluminou com a sua obra A filosofia na época trágica dos Gregos e Hegel, que aplicou seu sistema na história dafilosofia. 

2. Tales de Mileto
2.1 contexto
  (+ ou- 640-548 a. C) Tales é considerado o pai da filosofia grega, o primeiro homem sábio. E segundo Aristóteles, ele foi o primeiro a dar uma resposta racional, isto é usou uma demonstração logica e sem recorrer aos mitos para a pergunta que mais incomodava os pensadores do seu tempo: “Qual era o elemento primordial que dava origem a todas ascoisas?” Foi um homem que viajou muito. Os   pensadores de Mileto iniciaram uma física e uma cosmologia. O universo era   considerado um campo com pares opostos das qualidades sensíveis. É de Tales   a frase de que á água é a origem de todas as coisas. Tudo seria alteração da  água, em diversos graus. O alimento de toda a coisa é úmido. Aristóteles afirmou que ele foi o primeiro a atribuir uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pré-socraticos
  • Pré-socráticos
  • Pré-socrático
  • Pre Socraticos
  • Pré-Socráticos
  • Os pré-socráticos
  • Pré
  • Os pré socratico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!