pré-socráticos

Páginas: 7 (1629 palavras) Publicado: 2 de maio de 2014
INTRODUÇÃO
Daqui em diante vamos estudar os primeiros filósofos gregos, entre eles: Tales, Anaximandro, Heráclito, Pitágoras, Xenófanes, Parmênides, Empédocles e Demócrito. Os filósofos pré-socráticos são os filósofos que surgiram antes de Sócrates, que deram início à primeira fase da filosofia.







DESENVOLVIMENTO
Tales de Mileto: Tales de Mileto foi reconhecido como oprimeiro filósofo do Ocidente e apontado como um dos sete sábios da Grécia Antiga. Ele nasceu em Mileto, uma antiga colônia grega localizada na Ásia Menor, por volta de 645 ou 624 antes de Cristo. Alguns estudiosos consideram Tales o Pai da Filosofia Ocidental. Ele instituiu a Escola Jônica e estabeleceu conhecimentos sobre a ética, a política, a verdade e a totalidade que ainda são estudados e consideradosnos tempos contemporâneos. Na filosofia, Tales girava seus pensamento sem torno de assuntos da natureza e seus elementos: Terra, Ar, Fogo e Água. Ele foi um visionário, percebia a realidade muito além de seu tempo. Tales veio a falecer, provavelmente, em 558 ou 556 antes de Cristo.
Anaximandro de Mileto: O filósofo , astrônomo grego e pré-socrático nasceu em 610 a.C em Mileto, atual Turquia, efaleceu em 547 a.C, na mesma região. Anaximandro foi discípulo de Tales, sendo-lhe conferida a autoria da descoberta da obliquidade da eclíptica, a introdução do quadrante solar e a invenção de mapas geográficos.
Na Ásia Menor, a cidade de Mileto era uma das mais importantes, foi conquistada pelos Lídios e destruída pelos persas, e depois, no século 10, por um terremoto. Anaximandro estudou naEscola de Mileto.
Anaximandro defendia a ideia da existência do “apeíron”, elemento infinito e indestrutível que geraria todos os seres e componentes finitos. Segundo seus estudos, os seres vivos teriam surgido a partir do barro.
É creditado a Anaximandro a ideia de centralidade do planeta Terra no Universo, e a medição dos solstícios e dos equinócios nos trabalhos de medição da distância entreestrelas. Em sua época, o filósofo introduziu a ideia de lei aplicada à natureza, no intuito de explicar o surgimento e o desaparecimento das substâncias.
Segundo Anaximandro, os elementos naturais pagavam pelas injustiças ocorridas no mundo. Nesta época, os filósofos gregos pensavam o universo e a imagem do cosmo sociopolítico, a igualdade entre os homens também era verificada entre os elementosnaturais.
Heráclito: Heráclito de Éfeso (540 a.C. - 470 a.C), como o próprio nome indica, nasceu na cidade de Éfeso, mereceu lugar de destaque sendo considerado um dos filósofos mais fascinantes, apesar de suas ideias meio confusas, por isso recebeu o apelido de “O Obscuro”. Esse cientista transmitia seus ensinamentos em forma de jogos de palavras e charadas que levavam as pessoas a pensar, refletir.Em razão da forma de expor suas ideias, Heráclito vem provocando debates acirrados há mais de vinte séculos. Os gregos e romanos já discutiam sobre ele, e mais tarde foi tema de debates entre cristãos e muçulmanos. Já na filosofia moderna e contemporânea sempre ressurge assuntos ligados a esse cientista.

O filósofo possuía um caráter altivo e melancólico, recusou-se a intervir na política,manifestou desprezo pelos antigos poetas, era contra os filósofos de sua época e até contra a religião.
Pitágoras de Samos: Pitágoras nasceu na Ilha de Samos (em 540 A.C), porém passou a maior parte de sua vida em Crotona, Itália. Pitágoras em sua juventude viajou por vários lugares, como Egito onde, segundo ele, tinha recebido informações sobre os mistérios dos sacerdotes, além de percorrer atéa Pérsia e Índia.
Em Crotona Pitágoras demonstrou suas qualidades espetaculares e logo atraiu um grande número de pessoas que passaram a ser seus discípulos, criando uma sociedade que buscava de forma efetiva a sabedoria, e eram exigidas as práticas de atitudes de pureza e simplicidade.
Pitágoras, em sua plena sabedoria e conhecimento, acreditava que os números tinham uma função fundamental...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pré-socraticos
  • Pré-socráticos
  • Pré-socrático
  • Pre Socraticos
  • Pré-Socráticos
  • Os pré-socráticos
  • Pré
  • Os pré socratico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!