Pré socrático e platão

Páginas: 9 (2012 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
1. Contextualizemos esta primeira questão na tradição pré-socrática. Escreve M. Gleiser: É claro que a questão de maior importância para os filósofos da metade do s.v a.c. era o problema de mutação (dança do universo, p 60). Como foi tratado este problema nas escolas iônicas e eleáticas? Qual foi a proposta "conciliadora" formulada pelo atomismo?
Os iônicos acreditavam que graças ao “Devir”tudo está em mudança contínua, sem perder sua forma. O devir é a passagem contínua de um estado ao seu contrário (quente-frio, seco-úmido etc.), e esta passagem não é caótica, pois obedecem às leis da “Physis” ou principio fundamental do mundo. Cada um dos Iônicos acreditava em um principio fundamental, Para Heráclito por exemplo a “Physis era o fogo. Para Tales de Mileto: (Phýsis) “a água”.Anaxímendes: (Phýsis) “o ar”.
Já as escolas eléaticas divulgadora do pensamento racional, lógico e sistemático das coisas. Acreditavam que a realidade é imutável, estática, e sua essência está incorporada na individualidade divina de Eon, (ou ser). ou ser, que permeia todo o universo. Não Há um principio de formação do universo, e ele (Eon) não se modifica simplesmente é. A mutação é ilusória.
Diantedeste dilema, os atomistas, principalmente Demócrito “tentando” conciliar as idéias considerou que toda realidade se compunha por dois elementos únicos: o vácuo ou não-ser e os átomos, que a Physis (Arké) do universo era “átomos” (aquilo que é indivisível)
Essas partículas se movem continuamente no vácuo e, segundo sua forma e tamanho, constituem os diferentes corpos físicos: sólidos, gasosos etc.(ou seja a Matéria).
2. Durante muito tempo, os historiadores da filosofia adotaram, além das informações fornecidas por Platão e por Aristóteles sobre os sofistas, também suas avaliações, de modo que, geralmente, o movimento sofista foi desvalorizado, sendo considerado como um movimento de grave decadência do pensamento grego. Hoje as conclusões extraídas por W. Jaeger são compartilhadas portodos. (Reale, G,/... História da filosofia {vol. I}, P. 73).
Assinale as características "positivas" da tradição sofística, segundo Jaeger. Quais as criticas que a sofística dirigiu á filosofia pré-socrática?
Os Sofistas Acreditavam que o homem e suas criações espirituais estão no centro da reflexão. Eles vêem o homem como ente individual e como membro da sociedade e que se volta à atenção dasofistica. Tema dominante da especulação sofistica é a ética, a política, a retórica, a arte, a língua, a religião, a educação, tudo aquilo que nos hoje chamamos de cultura humanista. Com os sofistas, em suma, começa aquele que, com expressão correta, foi chamado de período humanista da filosofia antiga.
Os Sofistas diziam que os ensinamentos dos filósofos cosmologistas estavam repletos de erros econtradições, que não tinham utilidade para a vida da polis. Sugerindo que deixassem de lado a Physis deslocasse o próprio interesse para outro objetivo. (ou seja o homem).

3. Apresente o que chamamos em aula: questão metafísica em Platão (é fundamental seguir a rixa cada passo). (deve cair)
A questão da metafísica de Platão tem inicio com pressuposto grego que diz que toda vez que um enteinteligível estabelece uma relação causa e efeito com um ente sensível o que ocorrerá é a negação do primeiro. Como para Platão o mundo sensível é resultado casual do mundo inteligível Platão precisa explicar como se dá a relação dos mundos sem que o mundo inteligível tenha contato direto com o mundo sensível.
Platão então diz que existe um Deus artífice o Demiurgo que usando o mundo inteligível comomodelo plasmou a “chora” assim criando o mundo sensível. O Demiurgo é inteligível Porém Platão não consegue explicar sua origem já que ele não pode fazer parte no mundo inteligível por ter usado o mundo inteligível como modelo para criação do mundo sensível, mas também não pode ser parte do mundo sensível, pois ele é anterior ao mundo sensível.

4. Reflexione sobre a questão relativa á...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Platão e os Pré-Socráticos
  • Dos pré socráticos a platão
  • Introdução a Filosofia
  • Os pré-socraticos e a teoria nas obras de platão
  • Vida e obra de sócrates e platão e os pré- sócraticos
  • Resumo, Pré-Socráticos, Sócrates e os Sofistas, Platão
  • Os pré socraticos
  • Pré-socraticos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!