Pré-sal

Páginas: 5 (1093 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2011
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas

TRABALHO DE GESTÃO DA INOVAÇÃO:
PRÉ-SAL

São Paulo
2011

TRABALHO DE GESTÃO DA INOVAÇÃO:
PRÉ-SAL

Trabalho Acadêmico apresentado à disciplina de Gestão da Inovação, no Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, como exigência de avaliação parcial.

Orientador:Professor Geraldo Borin

São Paulo
2011
Pré-sal

Pré-sal é o nome dado às reservas de hidrocarbonetos em rochas calcárias que se localizam abaixo de camadas de sal. É o óleo (petróleo) descoberto em camadas de 5 a 7 mil metros de profundidade abaixo do nível do mar. É uma camada de aproximadamente 800 quilômetros de extensão por 200 quilômetros de largura, que vai do litoral de Santa Catarina aoEspírito Santo.
Para extrair o óleo e o gás da camada pré-sal, será necessário ultrapassar uma lâmina d’água de mais de 2.000m, uma camada de 1.000m de sedimentos e outra de aproximadamente 2.000m de sal. É um processo complexo e que demanda tempo e dinheiro.
O petróleo encontrado nesta área engloba três bacias sedimentares (Santos, Campos e Espírito Santo), a capacidade estimulada da reserva podeproporcionar ao Brasil a condição de exportador de petróleo. Confirmada a hipótese, o governo brasileiro analisará a possibilidade de solicitar a adesão do país à OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo).
Vários campos e poços de petróleo e gás natural já foram descobertos na camada pré-sal, entre eles estão o Tupi, Guará, Bem te vi, Carioca, Júpiter e Iara. Tupi é o principalcampo de petróleo descoberto, tem uma reserva estimada pela Petrobras entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris de petróleo, sendo considerado uma das maiores descobertas do mundo dos últimos sete anos.
Conforme Haroldo Borges Rodrigues Lima, diretor geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), as descobertas do pré-sal irão triplicar as reservas de petróleo e gás naturaldo Brasil, a estimativa é que a produção alcance a marca de 50 bilhões de barris.

Dificuldades

Conforme o diretor do Cepetro (Centro de Estudos de Petróleo) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Osvair Trevisan, a perfuração dos poços é um dos problemas. “Atravessar essa longa camada de sal, cuja espessura chega a 2km, é bastante instável do ponto de vista mecânico e traz muitadificuldade para cavar. É uma operação delicada e pouco comum na indústria do petróleo.”
Na área de reservatórios, existem problemas relacionados à caracterização interna. Formado por um tipo de rocha feita de carbonatos e sem precedentes nas operações da Petrobras, traz bastante dificuldade na recuperação do óleo. Na mesma região, o bom escoamento do petróleo é, também, mais um projeto adesenvolver. De acordo com o engenheiro e consultor Newton Reis Monteiro, devido ao conteúdo parafínico presente no óleo, a tendência é que se cristalizem e se incrustem nas paredes internas das tubulações, entupindo as vias de escoamento. Da mesma forma, o controle de hidratos, que são cristais congelados formados por água e gás, merece atenção especial, porque tais também comprometem o fluxo.
Outrogargalo tecnológico envolve os dutos que conectam os poços às unidades de produção na superfície. Conhecidos como risers, esses dutos precisam ser construídos para durar pelo menos 20 anos, que é o tempo mínimo de produção de uma unidade em alto-mar. Além disso, eles devem ser leves, pois seu peso é carregado pelo navio ou pela plataforma a que estiverem conectados, e, finalmente, têm de resistir aanos de correnteza e corrosão, um problema especialmente agudo nas áreas recém-descobertas devido à presença de dióxido de enxofre.
Há ainda a logística a ser planejada, já que sistemas de ancoragem e operação em poços ficarão a 300km da costa brasileira. Será preciso não só realizar o transporte do óleo e do gás, mas de materiais, equipamentos e equipes. “Precisamos desenvolver soluções...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • pre-sal
  • pré-sal
  • Pré
  • o pre sal
  • Pré-sal
  • pré-sal
  • Pre sal
  • Pre-sal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!