Pré-sal

Páginas: 15 (3553 palavras) Publicado: 28 de janeiro de 2014









PRÉ-SAL











PRÉ-SAL









RESUMO
Este trabalho realiza no campo da pesquisa mineral, um estudo que tem como objetivo ver toda a história do pré-sal, desde a sua gênese, localização, desafio e dificuldades. Iremos falar sobre a sua descoberta desse grande bem mineral descoberto em 2007 que irá gerar milhares de empregos na nossa área damineração.


Palavras chaves: Pesquisa, Mineral, Descoberta, Empregos, Mineração.

ABSTRACT
This task is accomplished in the field of mineral exploration, a study that aims to see the entire history of the pre-salt, since its genesis, location, challenges and difficulties. We will talk about his discovery of this great mineral well discovered in 2007 that will generate thousands of jobs in our area ofmining.


Key words: Research, Mineral Discovery Jobs, Mining.




























Conteúdo



Introdução

Desde 2007, o termo pré-sal ganhou destaque nas páginas dos jornais de todo o país e do mundo. Muitos brasileiros reproduzem os discursos sobre exploração e produção dos especialistas sobre esta grande descoberta. O termo pré-sal, foi escolhidopara caracterizar a descoberta da acumulação de Tupi, na Bacia de Santos. O petróleo está localizado na camada pré-sal, ou seja, à 5 quilômetros abaixo do solo do oceano na plataforma continental brasileira. As estimativas do governo apontam que as reservas atinjam entre cinco e oito bilhões de barris de petróleo e gás natural. Vamos discorrer mais sobre o assunto.
GENESÊ E FORMAÇÃO DO PRÉ-SAL
Aformação das reservas petrolíferas sob a camada de sal começou com o acúmulo de matéria orgânica no fundo de lagos de Gondwana, o supercontinente do sul que incluía terras da América do Sul, África, Índia, Antártica e Austrália, e que existiu há mais de 130 milhões de anos.
Naquela época, com o início da fragmentação do continente Gondwana, formaram-se os lagos que, graças aos rios que nelesdesembocavam, recebiam grande quantidade de matéria orgânica animal e vegetal. Estes lagos eram profundos, possuíam baixo índice de oxigênio, e os sedimentos se acumularam sob as águas por aproximadamente 15 milhões de anos.
A separação entre a América do Sul e a África prosseguiu e, há 115 milhões de anos, com a entrada de água salgada, formaram-se pequenos mares. Estima-se que o clima, na época,era quente e árido, favorecendo a evaporação e a deposição de sal no piso dos golfos marítimos, ou seja, pequenas regiões do oceano. Essa deposição ocorreu por volta aproximadamente de 5 milhões de anos e a camada orgânica existente acabou ficando presa abaixo do sal.
Há 110 milhões de anos atrás, os continentes se afastaram ainda mais. Formou-se um mar raso entre eles, com deposição de carbonatode cálcio que se seguiu por cerca de 10 milhões de anos. Da separação entre as placas tectônicas emergiu o magma, que acabou formando o solo submarino por cima da camada de sal e do material orgânico preso embaixo dessa camada.

Com a formação do oceano Atlântico, ocorreu a sedimentação do solo oceânico. Os detritos dos antigos lagos foram ficando cada vez mais profundos, ocorrendo, então,aumento da temperatura. Isso acabou transformando a matéria orgânica aprisionada sob o sal em petróleo e gás natural.
Atualmente a camada de sal é impermeável, mas, através de fissuras que se formam entre elas, escapam quantidades de gás e petróleo que acabam alojadas no pós-sal (como as jazidas da Bacia de Campos).
LOCALIZAÇÃO
A camada pré-sal é um gigantesco reservatório de petróleo e gás natural,localizado nas Bacias de Santos, Campos e Espírito Santo (região litorânea entre os estados de Santa Catarina e o Espírito Santo). Estas reservas estão localizadas abaixo da camada de sal (que podem ter até 2 km de espessura). Portanto, se localizam de 5 a 7 mil metros abaixo do nível do mar.

Fig. Localização do pré-sal
Pré-Sal – Desafios
Em virtude dos obstáculos de uso do petróleo da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • pre-sal
  • pré-sal
  • Pré
  • o pre sal
  • Pré-sal
  • pré-sal
  • Pre sal
  • Pre-sal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!