pré sal

Páginas: 12 (2962 palavras) Publicado: 17 de julho de 2013
Niterói, 26 de junho de 2011 UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Introdução à Economia na Indústria Química








TRABALHO: PRÉ-SAL








Aluno: Carlos Eduardo Carvalho
Professor: Alvaro Bragança

1. Introdução
Não há quem abra um jornal ou ligue a televisão e não ouça a expressão "pré-sal". Associada à Petrobrás e naturalmente aopetróleo, a expressão "pré-sal" passou a tomar conta dos noticiários depois que a estatal confirmou a existência de gigantescos campos petrolíferos armazenados na camada pré-sal, no fundo do mar.
A euforia não é para menos. Especialistas estimam que as reservas encontradas apenas no campo de Tupi, podem ultrapassar 100 bilhões de barris de petróleo e gás natural, considerando que a Petrobrás jádetectou indícios de petróleo na camada pré-sal desde Santa Catarina até o Espírito Santo. Atualmente as reservas brasileiras não passam de 14 bilhões.

2. Pré-Sal
Pré-sal é uma camada de rochas porosas localizada entre 5 e 6 mil metros abaixo do leito do mar, aproximadamente a 400 km da costa. São reservas com petróleo considerado de média a alta qualidade, segundo a escala API. A camada tem essenome por se encontrar depois da camada de sal que a recobre. No interior da camada o petróleo e o gás ficam armazenados nos poros das rochas, sob altíssima pressão. A temperatura onde se localiza a camada pré-sal é elevada, podendo atingir entre 80ºC e 100ºC. Aliada à alta pressão, as rochas se alteram e adquirem propriedades elásticas, ficando muito moles, o que dificulta a perfuração do poço. "Atendência é que ele se feche. Se você não conseguir revesti-lo rapidamente, ele se fecha e você perde o poço", explica o professor Ricardo Cabral de Azevedo, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
Elas são consideradas as reservas de petróleo menos exploradas e menos conhecidas do mundo, principalmente por estarem localizadas em áreas de difícil acesso e por serem muito difíceis deserem encontradas. As empresas de petróleo nos últimos 100 anos, deram preferência sempre à procura de petróleo em desertos, áreas continentais e também em águas rasas que são locais de mais fácil acesso.
Localização:
As reservas de petróleo do Pré-Sal Brasileiro estão localizadas na Região Sudeste, na chamada Zona Econômica Exclusiva Brasileira, com uma largura de 200 km e de 800 km de extensão.Se extendendo a partir do norte do estado do Espírito Santo, passando pelo Rio de Janeiro, São Paulo e chegando ao litoral catarinense, o Pré-Sal Brasileiro contém aproximadamente 100 bilhões de barris de petróleo, o que faz dele a maior reserva de petróleo ainda inexplorada do mundo.
A Figura abaixo mostra a área onde podem estar localizados promissores reservatórios da camada pré-sal, além dosblocos exploratórios já licitados, dos campos de petróleo e gás em produção na camada pós-sal, dos poços perfurados e dos poços testados na camada pré-sal. Segundo a Petrobras, a área do cluster, também indicada na figura, deve apresentar grandes volumes de petróleo recuperável.

3. Objetivo
“O Novo Fundo Social, que será criado pelo governo federal com os recursos da exploração de petróleo dacamada pré-sal, tem como objetivo proporcionar uma "fonte regular de recursos" para atividades consideradas prioritárias, entre elas o combate à pobreza, proporcionar uma educação de qualidade e a inovação científica e tecnológica.
De acordo com o documento, o novo fundo social vai receber a renda do petróleo, realizar aplicações de modo a proporcionar uma receita regular para a União, que adirecionará para as atividades prioritárias. Esses recursos serão orçados e fiscalizados pelo Congresso Nacional. Serão três as fontes de recursos do novo fundo social: o resultado da partilha de produção que cabe à União; o bônus de assinatura de contratos de partilha de produção; e os royalties da União em contratos de partilha de produção.
A apresentação do novo marco regulatório também...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • pre-sal
  • pré-sal
  • Pré
  • o pre sal
  • Pré-sal
  • pré-sal
  • Pre sal
  • Pre-sal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!