Pré-Sal

Páginas: 10 (2262 palavras) Publicado: 19 de junho de 2013
Introdução

A chamada camada pré-sal é uma faixa que ocupa 800 quilômetros entre os Estados do Espírito Santo e Santa Catarina, abaixo do leito do mar e engloba três bacias sedimentares, em Espírito Santo, Campos e Santos. O petróleo encontrado nesta área está a profundidades que superam os 7 mil metros, abaixo de uma extensa camada de sal que conservam a qualidade do petróleo. Foi dito que ocomplexo de poços do Pré-Sal tem capacidade de gerar 100 bilhões de barris, o que levaria o Brasil para o posto de Top 10 exploradores desse curso.
O pré-sal é de enorme importância para o desenvolvimento da Petrobras também, pois, com uma descoberta dessa proporção, fica fácil receber investimentos mais pesados do governo e até de empresas privadas. A tecnologia necessária para explorar essereservatório é completamente experimental até o momento, mas podem ter certeza que funcionará e que a Petrobras vai virar uma potência maior do que já é no cenário mundial.

Pré-Sal no Brasil
Historicamente, geólogos e geofísicos sempre acreditaram que poderia ser encontrado petróleo nas camadas do pré-sal, embora existissem dúvidas sobre os volumes existentes. Com o avanço tecnológico, osesforços de exploração se intensificaram, fazendo com que a Petrobras buscasse águas cada vez mais profundas, tendo perfurado, desde 2005, 15 poços exploratórios que tinham como objetivo atingir o pré-sal nas bacias de Campos e de Santos. Desse total, nove poços já foram testados em Santos, com indicações de presença de petróleo leve de alto valor comercial e grande quantidade de gás natural associado.Os investimentos destinados a esses esforços superaram a marca de US$ 1,5 bilhão. Um poço do Campo de Tupi foi colocado em teste de longa duração para que seja observado o comportamento da produção e outras características do reservatório ao longo do tempo. Após três meses de teste, o poço vem correspondendo às expectativas. Recentemente a Petrobras descobriu significativas reservas no pré-sal, naBacia do Espírito Santo, tendo sido colocado um poço no Campo de Jubarte em teste de longa duração para verificar o comportamento da produção e outras características do reservatório.




Bacia de Campos
A Bacia de Campos é a bacia petrolífera que mais produz na margem continental brasileira, respondendo atualmente por mais de 80% da produção nacional de petróleo. A exploração da Bacia deCampos ganhou impulso em 1974, com a descoberta do Campo de Garoupa. Entretanto, a sua produção comercial predominantemente de petróleo pesado teve início somente em 1977, no Campo de Enchova. Essa bacia estende-se por 100 mil quilômetros quadrados do Estado do Espírito Santo, nas imediações da cidade de Vitória, até Arraial do Cabo, no litoral norte do Estado do Rio de Janeiro onde a Petrobrasmontou um dos maiores complexos petrolíferos do mundo.
No entanto, quando se tratam de jazidas em reservatórios do Pré-Sal, a Bacia de Campos perde em importância para a Bacia de Santos, onde tem ocorrido descobertas com volumes gigantescos de óleo leve e gás natural. As antigas descobertas no Pré-Sal na Bacia de Campos em águas rasas, campos de Badejo,  Pampo, Trilha, Linguado, produzem há mais de20 anos e estão em acelerado processo de exaustão da produção. Recentemente no Campo de Jubarte, situado em frente ao litoral do Espírito Santo,  teve início, em setembro de 2008, a produção do primeiro poço do Pré-Sal em águas profundas.  O poço está interligado à plataforma P-34, que entrou em operação no final de 2006, no Espírito Santo recebendo e processando petróleo produzido dereservatórios pós-salíferos. A produção de Jubarte no pré-sal deverá ficar um pouco acima dos 10 mil barris diários de petróleo, com o seu sistema funcionando como um teste de longa duração.


Trabalho de Física/Química

Pré-Sal




Cintia Franchini Torquato
N°3 9° ano
Professora Ketty









Noticias e Comentários

Gazeta do sul- Edição de 14/06/2013...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • pre-sal
  • pré-sal
  • Pré
  • o pre sal
  • Pré-sal
  • pré-sal
  • Pre sal
  • Pre-sal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!