PRÉ_PROJETO

Páginas: 8 (1890 palavras) Publicado: 20 de setembro de 2015
UNIJORGE – Centro UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO
projeto de pesquisa: engenharia civil








SISTEMA DE INSTALAÇÃO PREDIAL PEX





Danilo da Hora Farias
Diego Serra Lomba
Geraldino Souza Martins
Jerveson Gomes Silva
Marcos André Santos Santana
Paulinely A. Borba
Paulo S. de Andrade Filho








Salvador – BA
2013


Danilo da Hora Farias
Diego Serra Lomba
Geraldino Souza Martins
Jerveson GomesSilva
Marcos André Santos Santana
Paulinely A. Borba
Paulo S. de Andrade Filho





SISTEMA DE INSTALAÇÃO PREDIAL PEX




Pré-projeto apresentado na disciplina de Instalações Hidrosanitárias como requisito básico para a apresentação do Projeto Integrador do Engenheiro Civil.


Orientador (a): Luis Souza Rocha



Salvador-BA
2013
Sumário


1. INTRODUÇÃO 4
2. PROBLEMA 5
3. HIPÓTESE 5
4. OBJETIVOS5
4.1. GERAL 5
4.2. ESPECÍFICOS 5
5. JUSTIFICATIVA 5
6. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6
7. METODOLOGIA DA PESQUISA 6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7















1. INTRODUÇÃO


A procura por processos mais eficientes e eficazes no meio da construção civil é crescente. A cada dia, são desenvolvidas inovações tecnológicas a fim de melhorar os processos, diminuir prazos e cortar custos. A preocupação com omeio ambiente também vem sendo incentivada em todos os processos executados.
A construção civil convencional passa por um processo de industrialização, gerando assim, novas formas de construções e instalações. Desta forma, muitos fornecedores de materiais de construção passam a se aperfeiçoar, simplificando os serviços em campo e dinamizando a produção. O material Polietileno Reticulado, maisconhecido como PEX, se adequou muito bem a essa necessidade, pois é um material que apresenta muitos benefícios quando comparado aos convencionais. Ele apresenta expectativa de vida útil superior a cinquenta anos, o que aumenta as garantias do produto pelos fornecedores. Se o sistema for executado por profissionais que apresentem prática neste processo executivo, o preço pode se tornar muitofavorável, quando comparados os tempos de utilização, de execução e a praticidade, com outros materiais, como o Policloreto de Vinila (PVC), Policloreto de Vinila Clorado (CPVC), Polipropileno Copolímero Random (PPR), cobre, aço-carbono e ferro fundido, demonstrando que sua produtividade pode ser maior.
Outra vantagem a ser apontada é seu processo de montagem simples e fria, onde não é necessária autilização de fogo, como no caso do cobre, e nem de equipamento específico, como no caso do PPR, que depende de um termofusor. Além disto, o processo é “seco”, pois não utiliza nenhum tipo de cola, como no caso do PVC e CPVC (soldáveis). Cabe ressaltar ainda que as perdas de carga são menores, pois não são utilizadas tantas conexões quanto nos métodos rígidos. Este produto ainda apresentaresistência contra os efeitos dos íons de cobre, radiação ultravioleta e efeitos do cloro, e expansão de rachaduras aleatórias (o que ocorre normalmente em peças rígidas).
A tecnologia PEX foi desenvolvida pela primeira vez na Europa, em meados da década de setenta, e tem sido utilizada em vários locais com diversas aplicações desde então. Com muitos testes de desempenho e durabilidade, esse sistematem uma história de sucesso no mercado europeu. Este material, no ano de 1984, foi utilizado pela primeira vez na América do Norte, na forma de piso radiante, para aquecer os ambientes. Mais recentemente começou a ser utilizado na distribuição de água residencial. Em todo o Canadá e Estados Unidos, o mesmo é aprovado para abastecimento de água quente ou fria, assim como para sistema de aquecimentode água.


























2. PROBLEMA

O sistema de instalações PEX garante a eficiência e a segurança necessárias para sua utilização nas construções?

3. HIPÓTESE

Quais seriam as principais características que o material oferece que pode caracteriza-lo como viável ou inviável para a implantação em obras?

4. OBJETIVOS

4.1. GERAL

Evidenciar que os avanços tecnológicos ajudam no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!