Pré projeto

Páginas: 7 (1715 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
Dicas do LabiUtil

Um importante tipo de conhecimento aplicado diretamente a utilizabilidade dos dispositivos interativos são as recomendações ergonômicas. Tratam-se de dicas de projeto elaboradas por ergonomistas e direcionadas àquelas pessoas interessadas nesta questão. Este tipo de dica é encontrado em guias de estilo, normas e livros especializados. O LabIUtil propõe a popularização destasrecomendações através das Dicas de Projeto LabIUtil.

Seu software previne a perda de dados?

Verifique se o seu software previne a perda de dados, apresentando mensagem e solicitando confirmação desta perda. Um software SEGURO deve prevenir o usuário de ações não recuperáveis ou perigosas.

O seu software solicita o mesmo dado mais de uma vez?

Um software deve solicitar um determinadodado apenas uma vez, pois caso contrário há um aumento desnecessário da CARGA DE TRABALHO exigida do usuário e da probabilidade de ocorrência de erros de entrada de dados.

Seu software apresenta todas as opções disponíveis de entrada de dados?

Um software ergonômico deve apresentar para o usuário todas as opções de entrada de dados disponíveis, e nunca exigir que o usuário lembre destasopções. O software deve exigir o uso da memória do computador e não da memória do usuário. Quanto menor for a carga de trabalho para o usuário, mais CONFORTÁVEL será a utilização do sistema.

O seu software exige confirmação para execução das ações potencialmente destrutivas?

Verifique se as ações potencialmente destrutivas são suficientemente dificultadas para exigir atenção extra do usuário. Umsoftware SEGURO e OBEDIENTE deve proteger do acionamento involuntário de ações destrutivas.

O que você vê, é o que você obtém?

Verifique se o seu editor de texto proporciona páginas impressas iguais as que ele apresenta na tela. Por exemplo, os atributos negrito, itálico, símbolos especiais, estilos, espaçamentos podem se mostrar diferentes na impressão do que foi observado na tela.
Para queum software obedeça ao princípio ergonômico de COMPATIBILIDADE, ele deve ser WYSYWYG (What You See Is What You Get, ou seja, o que você vê é o que você obtém).

O seu software apresenta nível de dificuldade apropriado às ações do usuário?

Verifique se as ações freqüentes ou urgentes do seu software são de fácil acionamento. Um software CONFORTÁVEL não deve exigir carga de trabalhodesnecessária para o acionamento de ações freqüentes ou urgentes.

O seu software dá retorno imediato a todas as suas ações?

Um software deve ser PRESTATIVO e responder a todas as ações do usuário, no menor espaço de tempo possível, informando qual ação está em andamento, ou qual ação foi executada logo após o acionamento do comando. Estas ações podem ser o toque de uma tecla ou a execução de um ou várioscomandos.




O cursor de seu software obscurece os caracteres existentes na sua posição?

O cursor não deve obscurecer ou esconder a informação (caractere ou elementos gráficos) existentes em sua posição. Um software PRESTATIVO facilita a leitura das informações apresentadas na tela.

Os menus de seu software são sensíveis ao contexto?

Para que o software seja PRESTATIVO, ele deveser sensível ao contexto, ou seja, os seus menus devem apresentar como ativas apenas as opções disponíveis em uma determinada situação. Com isto, a navegação no sistema fica facilitada e menos sujeita a ocorrência de erros, pois o usuário não tentará acionar opções não disponíveis em um determinado momento.

O seu software utiliza nomes significativos nos títulos de menus e janelas?

Para que umsoftware seja EXPRESSIVO, ele deve possuir nomes significativos nos títulos de menus e janelas, facilitando a compreensão das mensagens neles contidas e, conseqüentemente, a navegação no sistema.

O seu software solicita uma ação explícita de execução para iniciar o procesamento dos dados entrados?

Para que um software seja OBEDIENTE, ele deve executar somente as operações solicitadas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pré- projeto
  • pre projeto
  • pre-projeto
  • Pré-Projeto
  • PRE PROJETO
  • Pre projeto
  • pre projeto
  • pré projeto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!