Pré-projeto resíduos de saúde

Páginas: 12 (2804 palavras) Publicado: 7 de setembro de 2012
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

PATRICIA MOREIRA DE ALMEIDA















Pré-projeto
PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE SERVIÇO DE SAÚDE
















Cacoal
22-06-2012


patricia moreira de almeida













Pré-projeto
PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE SERVIÇODE SAÚDE
















Trabalho apresentado ao Curso (Tecnologia em Gestão Ambiental) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para todas as disciplinas.


Prof. Andréia, Jossan,Thiago,Luciana








Cacoal-RO

22-06-2012


1 - INTRODUÇÃO

A gestão dos Resíduos Sólidos de Serviços de SaúdeRSSS não tem sido aplicada devido à complexidade em virtude da pouca experiência das administrações municipais em trabalhar com eficiência em tal problema. A crescente consciência sobre os riscos que podem causar à saúde pública e ao meio ambiente provocado por esse tipo de resíduo deve-se, principalmente, ao seu potencial infectante. Os órgãos de controle ambientaltêm sido rigorosos em exigir das administrações públicas uma solução diferenciada para esses resíduos (TEIXEIRA; CARVALHO).
O Brasil gera cerca de 150 mil toneladas de resíduos urbanos por dia. Estima-se que a geração de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) represente de 1% a 3% deste volume (entre 1,49t e 4,47t). Além dos elevados volumes, o descarte inadequado desses resíduos pode sercapaz de colocar em risco e comprometer os recursos naturais e a qualidade de vida das atuais e futuras gerações. segundo dados do IBGE, 74% dos municípios brasileiros depositam “lixo hospitalar” a céu aberto, 57% separam os dejetos nos hospitais e apenas 14% das prefeituras tratam adequadamente os resíduos de serviços de saúde.
Segundo FERREIRA (1995), no Brasil existem mais de 30 milunidades de saúde, produzindo resíduos. Devemos considerar os riscos que estes resíduos podem causar à saúde e ao meio ambiente sendo de responsabilidade dos gestores destes estabelecimentos a destinação adequada destes resíduos, tendo alguns a necessidade de ser processado ainda dentro
da unidade geradora.
Assim como os resíduos gerados pela comunidade,o pontencial de risco desses aumentaquando os mesmos são manuseados de forma inadequada ou não são apropriadamente acondicionados e descartados, especialmente em situações que favorecem a penetração de agentes de risco no organismo.
Vários estados e municípios possuem legislações próprias específicas sobre o gerenciamento desses resíduos, estabelecendo normas para a classificação, segregação, armazenamento, coleta,transporte e disposição final desses resíduos. Contudo, as legislações em vigor não são claras e muitas vezes são conflitantes, os que provocam dúvidas e impossibilita a adoção de normas práticas eficazes para o gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde em todo o país.
Segundo define a Resolução 283 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA – de 12 de julho de 2001, Resíduos Sólidos deServiços de Saúde (RSSS) são aqueles provenientes de qualquer unidade que execute atividades de natureza médicoassistencial humana ou animal, os provenientes de centros de pesquisa, desenvolvimento ou experimentação na área de farmacologia e saúde, medicamentos e imunoterápicos vencidos ou deteriorados, aqueles provenientes de necrotérios,funerárias e serviços de medicina legal e aquelesprovenientes de barreiras sanitárias como: tecidos, bolsas transfusionais com sangue, medicamentos, reagentes, resíduos com metais pesados, saneantes, inflamáveis, materiais resultantes de serviços de medicina nuclear e radioterapia, restos alimentares, roupas descartáveis e materiais perfuro cortantes, dentre outros ( CONAMA, 2001)
A problemática do lixo hospitalar (ou resíduos de serviços...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pré Projeto RESIDUOS SOLIDOS
  • Pré-Projeto em Saúde Bucal
  • Pré-projeto
  • Pré-projeto sobre resíduos sólidos
  • PRÉ PROJETO: SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL.
  • projeto de pesquisa sobre resíduo de serviço de saúde
  • Pré-projeto sobre vacinação de estudantes da area da saúde
  • Residuos de saude

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!