Pré projeto em segurança do trabalho

Páginas: 6 (1347 palavras) Publicado: 5 de abril de 2013
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
PEDRO BOARETTO NETO






















PRÉ-PROJETO DE PESQUISA EM SEGURANÇA DO TRABALHO
ASSESSORIA EMPRESARIAL






















CASCAVEL
2012
MICHELLE SANTOS DO NASCIMENTO























PRÉ-PROJETO DE PESQUISA EM SEGURANÇA DO TRABALHO
ASSESSORIA EMPRESARIALPré-projeto de Pesquisa Técnico de Nível Médio em Segurança do Trabalho, apresentado ao Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto, como requisito da disciplina de Comunicação e Educação.















CASCAVEL-PR
2013
1 ASSESSORIA EMPRESARIAL - TREINAMENTOS EM SEGURANÇA DO TRABALHO.



A assessoria empresarialvoltada para a Segurança do Trabalho é uma necessidade de mercado. Sua existência está diretamente ligada a NR – 4 e 5 que solicita a existência de Cipeiro (CIPA) e SESMT em empresas enquadradas nas necessidades descritas nas mesmas. Assim desde as novas leis que visam a segurança do trabalhador nos diversos nichos de mercado na ausência de numero de funcionários que exija CIPA e SESMT interno, asconsultorias fazem as vezes de informação e treinamento junto as empresas comerciais ou industriais.
Ainda que Hipócrates tenha identificado a existência das doenças relacionadas ao trabalho na ligação com seus pacientes doentes na recorrência dos mesmos sintomas em trabalhadores das mesmas áreas, ou seja, nas minhas de estanho, até meados da década de 90 esse era um assunto pouco discutido enada respeitado no âmbito internacial. No Brasil a cobrança quanto a Segurança de Trabalho, surge apenas em 1891com a preocupação prevencionista quanto a questão de menores trabalhadores. (Lei em 23/01/1891). Em 1943 é aprovado a CLT, pelo decreto-Lei nº 5452 que trata noções claras de segurança.
A atenção voltada diretamente para a Segurança do Trabalho, foi a partir de 1978 – Criação dasNR – Normas Regulamentadoras, aprovadas pela portaria 3214 do MTE, aproveitando e ampliando portarias criadas até a construção da Hidrelétrica de Itaipu.



2 COMO TREINAR TRABALHADORES ANTIGOS DE PROFISSÃO?


Trabalhadores com tempo de serviço, costumam acreditar que sua experiência é seu maior aliado para prevenção de acidentes. Pensamentos como “comigo jamais vai acontecer” é umafreqüente, recorrente nos mais diversos meios de produção, transporte e venda de todo tipo de produto final. Assim, muitas vitimas de acidentes fatais no trabalho, são trabalhadores com conhecimento empírico de sua profissão, resultado em conhecimento de anos executando a atividade que passa a ser considerada normal, corriqueira. Quanto maior a ligação do trabalhador com a fonte de risco menor eseu respeito ao risco eminente.

2.1 MEIOS DE CONSCIENTIZAÇÃO


2.1 1 HISTÓRICO DE ACIDENTES COM GRAVIDADE ALTA.



Uma das hipóteses de trabalho é justamente durante o treinamento apresentar imagens de cunho apenas informativo, das incontáveis chances de acidente de trabalho, no desenvolvimento do mesmo, sem o uso adequado de EPIs ou mesmo, atenção a pontos de perigo que todotrabalho oferece. Acredita-se que a imagem informe e traga maiores resultados junto ao texto verbal. Pois é um exemplo prático e visualizável, em que o trabalhador pode se colocar como protagonista daquela imagem, buscando uma conscientização prática e racional do tema.



2.1.2 EXPERIÊNCIAS E DINÂMICAS QUE APRESENTEM SITUAÇÕES DE RISCO.



Outro método de treinamento, com o objetivo deconscientização e capacitação está justamente na proposta de dinâmicas que atendam a necessidade inerente ao ser humano de visualizar na prática os riscos corridos durante seu trabalho. Dinâmicas que potencializem a verificação do trabalhador na importância de todos os membros, e da sua necessidade na empresa, mas principalmente no seio familiar.

2.1.3 Discussões entre os trabalhadores buscando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pré-projeto segurança no trabalho na empresa irmãos andrades
  • Pré-projeto segurança no trabalho na empresa irmãos andrades
  • Segurança pre projeto
  • A pré-história da segurança do trabalho
  • Pré projeto
  • Trabalho de pre projeto
  • pre projeto tele trabalho
  • Pre projeto trabalho infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!