(Pré Projeto)Assédio Moral nas Relações de Trabalho

Páginas: 6 (1478 palavras) Publicado: 1 de abril de 2014
UNIVERSIDADE POTIGUAR
PRÓ- REITORIA ACADÊMICA
ESCOLA DE DIREITO





JACIRA FERREIRA PONTES






ASSÉDIO MORAL NAS RELAÇÕES DE TRABALHO: ASSÉDIO MORAL NAS RELAÇÕES DE TRABALHO VEM SE TORNANDO CADA VEZ MAIS COMUM NO ATUAL CONTEXTO. TAL FENÔMENO SUBMETE O TRABALHADOR A CONSTANTES HUMILHAÇÕES, PERSEGUIÇÕES E MAUS TRATOS, ABALANDO GRAVEMENTE SUA SAÚDE FÍSICA E PSICOLÓGICA.NATAL – RN
2013

JACIRA FERREIRA PONTES








ASSÉDIO MORAL NAS RELAÇÕES DE TRABALHO: O ASSÉDIO MORAL NAS RELAÇÕES DE TRABALHO VEM SE TORNANDO CADA VEZ MAIS COMUM NO ATUAL CONTEXTO. TAL FENÔMENO SUBMETE O TRABALHADOR A CONSTANTES HUMILHAÇÕES, PERSEGUIÇÕES E MAUS TRATOS, ABALANDO GRAVEMENTE SUA SAÚDE FÍSICA E PSICOLÓGICA.






Pré-projeto apresentado nadisciplina de Trabalho de Conclusão de Curso como requisito básico para a apresentação do Trabalho de Conclusão do Curso de Direito.



Orientador: Prof. Paulo Montini










NATAL-RN
2013

SUMÁRIO



1. INTRODUÇÃO..................................................................................... 3
2.JUSTIFICATIVA.................................................................................. 4
3. OBJTIVOS.............................................................................................. 6
3.1 Objetivo geral......................................................................................... 6
3.2 Objetivos específicos............................................................................... 6
4. METODOLOGIA................................................................................... 7
5. PROPOSTA DE SUMÁRIO DO ARTIGO.......................................... 8
6. REFERÊNCIAS..................................................................................... 9




1. INTRODUÇÃO


O presente trabalho tem a intenção de trazer diversas informações acerca do assédio moral nas relações de trabalho. Fenômeno que vemganhando destaque nos últimos anos, mas que sua ocorrência pode ser vista desde o início do trabalho assalariado. Embora seja uma realidade antiga, no ambiente do trabalho atualmente, favorece sua ocorrência.
Nota-se que o trabalho deixou de ser apenas meio para obter as necessidades primárias da família, tornando-se cada vez mais um meio de afirmação de status social, obrigando o empregado adefender com unhas e dentes a empresa em que labora com o intuito de preservar seu posto da concorrência do mercado de trabalho.
Com base nesses pressupostos, o presente tem o intuito de revelar determinados conceitos para o assédio moral, discorrendo sobre todas as suas modalidades, mostrando situações que guardam similitude com o assédio moral, mas na verdade não o são, ou seja, procura demostrarcondutas que não configuram a prática do assédio moral.
Passando agora a tratar de forma generalista e deixando de lado as minúcias a despeito do assédio moral é, portanto configurado através de uma conduta abusiva, sendo esta caracterizada através de gestos, palavras, comportamentos, que violam a dignidade ou até mesmo contra a integridade física de uma pessoa, vindo a ameaçar seu emprego oudegradando seu ambiente de trabalho.
Observa-se ainda que, para haver a configuração do assédio é necessário haver os sujeitos, ou seja, aquele que assedia conhecido como assediador é denominado sujeito ativo, e aquele que sofre as agressões, humilhações é o sujeito passivo.
Após a conceituação do assédio moral, há de se falar dos tipos de assédio, podendo ser assédio vertical descendente, assediohorizontal e assédio misto.

2. JUSTIFICATIVA

A justificativa para elaboração de TCC com o tema assédio moral está na relevância e nas inúmeras situações em que fica demostrado a ocorrência desse fenômeno, muito embora, por falta de conhecimento e informações com maior aprofundamento a respeito do tema, seja da vitima, seja da população em geral, sobre formas preventivas e repressivas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PRÉ-PROJETO ASSÉDIO MORAL NAS RELAÇÕES DE TRABALHO
  • Pre Projeto Assedio Moral
  • Assédio Moral nas relações de trabalho
  • Assédio moral nas relações de trabalho
  • ASSÉDIO MORAL NAS RELAÇOES DE TRABALHO
  • Assedio moral nas relações de trabalho
  • Assédio moral nas relações de trabalho
  • Assédio Moral nas relações do trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!