Pré natal

Páginas: 8 (1777 palavras) Publicado: 24 de março de 2012
Introdução: Durante a gravidez, como em outras fases da vida, a prática de alguma atividade física, de maneira regular e adequada, constitui um dos melhores caminhos para uma boa manutenção da forma física, estabelecimento e progressão do ciclo gravídico-puerperal, assim como uma boa recuperação no puerpério imediato. O próprio trabalho de parto será beneficiado, se a mulher praticar exercíciosregularmente durante a gravidez. A prática de atividades físicas promove ainda o alívio da sintomatologia dolorosa e dos desconfortos, que possam surgir com a gestação, e elevam a auto-estima da mulher grávida, possibilitando uma recuperação mais curta e favorecendo um retorno às atividades do cotidiano mais precoce.

A gravidez é uma condição especial de saúde que traz diversas modificações eadaptações no organismo materno, as quais são necessárias para o estabelecimento e progressão do ciclo gravídico-puerperal. Tais mudanças são, principalmente, o resultado da interação de alguns hormônios, sendo a progesterona, o estrogênio e a relaxina, os de maior influência; no entanto, alguns desses ajustes podem resultar em desconforto, ou mesmo em dor, causando limitações durante a realizaçãodas AVD’s e/ou AVP’s. Embora essas alterações possam ocorrer em todos os órgãos e sistemas do corpo da gestante, como pele (hiperemia e aumento da sudorese), trato urinário (aumento dos rins, alterações na reabsorção de glicose e hipotonicidade do sistema), sistema endócrino (secreção de progesterona, estrogênio e relaxina, entre outros hormônios, aumentada) e gastrointestinal (diminuição da suafunção), serão descritos, com mais detalhes, neste trabalho apenas os ajustes que acometem os sistemas locomotor, cardiovascular e respiratório, por serem estes os de maior influência no que diz respeito à prática de atividade física na gravidez.


EXERCÍCIO PRÉ-NATAL
             O exercício pré-natal tem, como já mencionado anteriormente, o objetivo principal de melhorar a qualidade de vida dagestante, através da aplicação de um programa de exercícios, das orientações sobre a realização das atividades cotidianas, as quais necessitam ser adaptadas às circunstâncias da gestação, e de um apoio psicológico. Nesse sentido, o programa de exercícios elaborado pelo fisioterapeuta especialista nessa área, deve ser específico, exclusivo e individualizado para cada gestante em particular, sendocomposto por exercícios de intensidades variadas, visando melhorar a flexibilidade, a força e o condicionamento físico para a progressão do ciclo gravídico-puerperal; sem, no entanto, levar a gestante à exaustão ou fadiga.

Exercícios sugeridos durante o período de gravidez:
No início da gestação a mulher somente fará exercícios se já tiver uma vida fisicamente ativa e aquelas que foremsedentárias deverão ter a recomendação médica além ter idade gestacional superior a três meses. Outro cuidado importante é realizar movimentos lentos, de “ida” e “volta” cuidando a respiração. Antes de executar qualquer exercício é imprescindível a realização de alongamentos.

Tonificação da musculatura abdominal:
É o abdome que sustenta a coluna lombar mantendo a curvatura normal, além de serresponsável por realizar a força no parto.
Os músculos abdominais estão localizados na parede anterior e lateral do tórax,
Realizar movimentos de flexão anterior do tronco e também no sentido diagonal, elevando os ombros do chão, soltando o ar na contração e puxando enquanto volta; é importante manter a contração neste retorno à posição inicial (1)
) Em decúbito dorsal, joelhos flexionados, pés apoiadosno chão, abrace a sua barriga, cruzando os braços sobre ela. Elevar os ombros do chão, procurando olhar para um ponto fixo no alto(2)
Exercícios para os membros superiores:
|[pic] |[pic] |
|1) Peitorais: em decúbito dorsal, aproxime e afaste os |2) Bíceps: em pé, joelhos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pre-natal
  • Pré-natal
  • Pre natal
  • Pre natal
  • Pre natal
  • Pré natal
  • Pré-natal
  • Pré natal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!