Pré-Modernismo

Páginas: 8 (1948 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2014
INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE




PRÉ-MODERNISMO








Aracaju, 2014






PRÉ-MODERNISMO














Aracaju, 2014
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .................................................................................................... 03
2 CONCEITO.......................................................................................................... 04
3 FUTURISMO ...................................................................................................... 05
4 CUBISMO ............................................................................................................. 06
5 EXPRESSIONISMO ............................................................................................ 07
6 DADAÍSMO.......................................................................................................... 08
7 SURREALISMO .................................................................................................. 09
8 CONCLUSÃO ...................................................................................................... 10
9 REFERÊNCIAS................................................................................................... 11







INTRODUÇÃO
Neste relatório será abordado o pré-modernismo, que se situa, aproximadamente, nas duas primeiras décadas do séc. XX, precedendo o movimento modernista. Na verdade, o Pré-Modernismo não corresponde a uma escola literária, mas sim a um confluir de escritores que, não correspondendo a nenhuma das estéticas de finsdo século XIX, tiveram uma produção de impacto, apresentando novas vertentes estilísticas e/ou temáticas em nossa literatura.
CONCEITO
O período literário conhecido como Pré-Modernismo situa-se, aproximadamente, nas duas primeiras décadas do séc. XX, precedendo o movimento modernista de 1922. Na verdade, o Pré-Modernismo não corresponde a uma escola literária, mas sim a um confluir deescritores que, não correspondendo a nenhuma das estéticas de fins do século XIX, tiveram uma produção de impacto, apresentando novas vertentes estilísticas e/ou temáticas em nossa literatura. Os principais autores do período são: Lima Barreto, Graça Aranha, Augusto dos Anjos, Euclides da Cunha e Monteiro Lobato.
Embora os autores pré-modernistas ainda estivessem presos aos modelos do romancerealista-naturalista e da poesia simbolista, duas novidades essenciais podem ser observadas em suas obras:
O interesse pela realidade brasileira: os modelos literários realistas-naturalistas eram essencialmente universalizantes. Tanto a prosa de Machado de Assis e Aluísio Azevedo quanto a poesia dos parnasianos e simbolistas não revelavam interesse em tratar da realidade brasileira. A preocupação centraldesses autores era abordar o homem universal, sua condição e seus anseios. Aos escritores pré-modernistas, ao contrário, interessavam assuntos do dia a dia dos brasileiros, originando-se, assim, obras de nítido caráter social.
A busca de uma linguagem mais simples e coloquial: embora não se verifique na obra de todos os pré-modernistas, essa preocupação é explicita na prosa de Lima Barreto erepresenta um importante passo para a renovação modernista de 1922. Lima Barreto procurou “escrever brasileiro”, com simplicidade. Para isso, teve de ignorar muitas vezes as normas gramaticais e de estilo, o que provocou a ira dos meios acadêmicos conservadores parnasianos.

EUCLIDES DA CUNHA
Euclides da Cunha (1866-1909) nasceu no Rio de Janeiro, estudou na Escola Militar e fez curso de Engenharia.De formação positivista e republicano convicto, sempre mostrou grande interesse por ciências naturais e filosofia. Viveu durante algum tempo em São Paulo e, em 1897, foi enviado pelo jornal O Estado de S. Paulo ao Sertão da Bahia, para cobrir, como correspondente, a guerra de Canudos.
Na condição de ex-militar, Euclides pôde informar com precisão os movimentos de guerra das três últimas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • pre modernismo
  • Pre Modernismo
  • Pre modernismo
  • Pré modernismo
  • Pré-modernismo
  • pre modernismo
  • Pre modernismo
  • Pré-Modernismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!