Pré modernismo

Páginas: 22 (5262 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Pré-modernismo
Período: 1900 a 1922.
Estudo de escola literária:
Pré-Modernismo não pode ser considerado um escola literária, mas sim um período literário de transição do Realismo/Naturalismo para o Modernismo.
Contexto Histórico:
 Seu contexto histórico é marcado por manifestações sociais e regionais como A guerra de Canudos, o cangaço, a crise de misticismo nordestino, a Revolta contra avacina, a Guerra do Contestado, o Ciclo da Borracha, a Revolta da Chibata, greves operárias e a República o Café com Leite.
Contexto Social:
  O Pré-Modernismo tem genericamente temas sociais, pois dispõe de uma faceta revolucionária, que capta as dificuldades do homem moderno, da realidade brasileira e reflete novos tipos como a República e os problemas gerados pela abolição da escravatura.Características;
Conservadorismo – que cultivavam os valores naturalistas;
    Renovação – falavam sobre a realidade brasileira e as tensões vividas pela sociedade do período5os dilemas vividos pela sociedade na época.
Ruptura com o passado
Os autores adotaram inovações que feriam o academicismo.
- Buscar uma linguagem mais simples e coloquial.
Regionalismo
A realidade rural brasileira éexposta sem os traços idealizadores do Romantismo. A miséria do homem do campo é apresentada de forma chocante.
Nacionalismo
Literatura-denúncia
Os livros são escritos em tom de denúncia da realidade brasileira. O Brasil oficial (cidades da Região Sul, belezas do litoral, aspectos positivos da civilização urbana) é substituído por um Brasil não-oficial (sertão nordestino, caboclos interioranos,realidade dos subúrbios).









Obras e autores
- Lima Barreto.
.
BIOGRAFIA:
Afonso Henriques de Lima Barreto nasceu no Rio de Janeiro em 13 de maio de 1881. Filho de um tipógrafo da Imprensa Nacional e de uma professora pública, era mestiço de nascença e foi iniciado nos estudos pela própria mãe, que perdeu aos 7 anos de idade. O vício da bebida começou a manifestar-se nele,porém não o impediu de continuar a sua colaboração na imprensa, iniciando em 1914 uma série de crônicas diárias no Correio da Noite. Candidatou-se à vaga na Academia Brasileira de Letras, mas seu pedido de inscrição não foi sequer considerado. De dezembro de 1919 a janeiro de 1920 foi internado no hospício, devido à forte crise nervosa, resultando a experiência nas anotações dos primeiros capítulosda obra O Cemitério dos Vivos. Morreu em 1° de novembro de 1922, na cidade natal.
- Recordações do Escrivão Isaías Caminha (romance – 1909)
RESUMO
Isaías Caminha é um mulato que relata sua vida mundana no Rio de Janeiro. Nascido no interior do estado, certa ocasião lê um artigo de jornal contendo ofensas às pessoas de sua raça e resolve partir para estudar na capital, sua intenção eracombater esse tipo de postura. Traz consigo uma carta de recomendação dirigida a certo deputado, mas não consegue ter acesso a ele. Atribui à sua condição racial o insucesso na busca por uma colocação. Recebe dinheiro da mãe, que acrescenta aos rendimentos que obtém escrevendo os trabalhos universitários de um amigo estudante de Direito. Ao mesmo tempo, percebe o prestígio que cronistas e repórteres têmjunto à população. Aproveita-se do contato casual que mantém com o jornalista Ivã Rostóloff na boêmia carioca e consegue um convite para trabalhar na redação do jornal “O Globo”.  
Ali conhece as pessoas envolvidas com o meio jornalístico da capital, como o diretor Ricardo Loberant, que consegue sucesso com matérias sensacionalistas, e Frederico Lourenço do Couto, o Floc, crítico literário que,embora seja tido como homem dotado de cultura superior, só consegue produzir as poucas linhas de sua contribuição diária depois de grande esforço intelectual. Isaías consegue uma colocação como contínuo. A redação do jornal é descrita como um lugar imundo, a despeito da campanha que o jornal move contra as péssimas condições de higiene do Hospício Nacional de Alienados. Agindo com a mesma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • pre modernismo
  • Pre Modernismo
  • Pre modernismo
  • Pré modernismo
  • Pré-modernismo
  • pre modernismo
  • Pre modernismo
  • Pré-Modernismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!