Pré-modernismo

Páginas: 6 (1256 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
LEITURA DIRIGIDA 1

LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA NOVAS PALAVRAS

PÁGINA 20

1. INDIQUE O PERÍODO NO QUAL SE DÁ O PREDOMÍNIO DO PRÉ-MODERNISMO.




O Pré-Modernismo em nossa literatura teve seu predomínio nos primeiros anos do século XX até a semana de 22 que marcou o Modernismo no País.




2. O PRÉ-MODERNISMO É UMA ESCOLA LITERÁRIA? JUSTIFIQUE.Não. Na verdade o Pré-Modernismo é um momento de transição entre a tradição literária do século XIX e a sua ruptura radical proporcionada pelas ideias Modernistas.




3. CARACTERIZE O QUE AFRÂNCIO PEIXOTO CHAMOU DE “LITERATURA SORRISO DA SOCIEDADE”.




Afrâncio Peixoto chamou de literatura sorriso da sociedade para aquela literatura ainda ligada com o séculoXIX com traços parnasianos, onde esta literatura não contribuía para a sociedade. Na verdade era uma literatura superficial, submissa a modelos europeus já superados, alienada as reais questões sociais brasileiras.

PÁGINA 21

4. CITE AUTOR E OBRA DE DESTAQUE NA LÍRICA PRÉ-MODERNISTA.




Augusto dos Anjos com Versos Íntimos (1912).




5. CITE TRÊS AUTORES E SUASRESPECTIVAS OBRAS, QUE SEJAM CENTRAIS NA PROSA PRÉ-MODERNISTA.




Alguns autores e suas respectivas obras tiveram grande importância no Pré-Modernismo. Podemos citar: Euclides da Cunha com Os Sertões (1902), Lima Barreto com Triste Fim de Policarpo Quaresma (1915) e Monteiro Lobato com Urupês (1918).







6. APESAR DAS CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS, QUE ABORDAGEM IRMANAOS PRINCIPAIS PROSADORES PRÉ-MODERNISTAS?




A abordagem que irmana os principais pensadores Pré-Modernistas é o fato de todos tentarem resgatar os verdadeiros valores brasileiros, expressa por um nacionalismo que muitas vezes retoma a vertente regionalista de modo crítico, polêmico, problematizador.




7. QUE TRAÇOS ESTILÍSTICOS DOS POEMAS DE AUGUSTO DOS ANJOS FORAMCONSIDERADOS ESTRANHOS PELO PÚBLICO? QUE CARACTERÍSTICA DESSE PÚBLICO FOI RESPONSÁVEL POR TAL RECEPÇÃO?




Os poemas, de Augusto dos Anjos ressaltavam um vocabulário pouco comum, repleto de palavras de caráter cientificista. As características desse público eram aquelas ligadas e habituadas a elegância parnasiana, considerando grosseiro e de mau gosto os poemas de Augusto dos Anjos,pelo fato do uso de palavras fortes e de impacto.

PÁGINA 23

8. QUE CARACTERÍSTICAS DOS POEMAS DE AUGUSTO DOS ANJOS PODEM FILIÁ-LOS AO EXPRESSIONISMO LITERÁRIO?




Os aspectos abomináveis e desprezíveis da condição humana, o grotesco da solidão e da animalidade da convivência social, estão intimamente relacionados com o Expressionismo literário, movimento este que secaracterizava fundamentalmente pelo destaque dado ao grotesco, ao bizarro.

PÁGINA 24

9. EM QUE MEDIDA A ESTRUTURA DE OS SERTÕES, DE EUCLIDES DA CUNHA PODE APONTAR PARA A COSMOVISÃO POSITIVISTA E DETERMINISTA DE SEU AUTOR?




Na medida em que o autor vai retratando a geografia e a socialização do ambiente de Canudos, sua estrutura nos demonstra uma formação científicapositivista e determinista de Euclides. O livro é dividido em três partes: A Terra, O Homem e a Luta. Dessa forma, podemos perceber que o caráter determinista do francês Taine, está intimamente ligado na forma de escrever do autor, na medida em que este divide o seu livro, da mesma forma que Taine estabeleceu a relação determinista: 1º Meio (A Terra), 2º Raça (O Homem) e 3º Momento Histórico (A Luta).10. DESCREVA A FORMAÇÃO INTELECTUAL E PROFISSIONAL DE EUCLIDES DA CUNHA.




Euclides da Cunha era engenheiro civil e bacharel em Matemática e Ciências Físicas e Naturais. Com formação determinista e positivista, sempre gostou de escrever e tornou-se jornalista e em seguida escritor.




11. POR QUE EUCLIDES DA CUNHA FOI ENVIADO AO INTERIOR DA BAHIA EM 1897?...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • pre modernismo
  • Pre Modernismo
  • Pre modernismo
  • Pré modernismo
  • Pré-modernismo
  • pre modernismo
  • Pre modernismo
  • Pré-Modernismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!