Pré- Modernidade, Modernidade e Pós- Modernidade

Páginas: 5 (1128 palavras) Publicado: 22 de maio de 2014
Pré-Moderno

• Não há possibilidade de mudança (rígida estrutura hierárquica);
• Não há alternativa senão contentar-se com o que se é e o que se tem;
• Vida estável;
• O homem não tem a frustração por querer ter, ser ou saber mais do que aquilo que lhe convém.

Os efeitos da revolução comercial já se faziam sentir nos anos finais do século XVII. As cidades, tal como o próprio conhecimentohumano, estavam bem mais desenvolvidas, estendendo as fronteiras do mundo. A maioria das pessoas continuava a viver no campo submetida a uma rígida hierarquia social, no entanto, pouco a pouco, o movimento intelectual que se iniciava ganhava espaço, dando um primeiro grande passo na direção de uma nova cultura.
O século seguinte (XVIII) irá testemunhar o sucesso do grande movimento de ideias emfavor da liberdade de pensamento e do livre curso da razão humana, mais conhecido como iluminismo.
O iluminismo estimulava uma cultura centrada na capacidade e na autonomia do individuo e defendia o predomínio da razão sobre a fé. A aposta na razão teve suas consequências. Ver o mundo como fruto da ação dos homens é diferente de vê-lo como resultado da vontade de Deus. Assim, uma primeiraconsequência dessa maneira de ver foi apostas na capacidade de mudar o que era fruto da ação dos próprios homens. As injustiças, os sofrimentos causados pelo fato de uns terem muito e outros pouco, as condições desiguais em que viviam as pessoas, tudo isso poderia ser alterado em nome e uma sociedade mais humana. Essa ideia inspirou diversas das revoluções políticas nos anos que seguiram. Aracionalidade científica funda os tempos modernos quando dissolve a noção de verdade absolta e propõe um controle pratico da natureza segundo objetivos estipulados pelos próprios homens.


Moderno

• O homem moderno não conhece limites preestabelecidos;
• Tudo é possível;
• As infinitas possibilidades de transformação da vida estão sempre amostra;
• Uma vez que as possibilidades são infinitas e arealidade é finita, o homem moderno é frustrado;
• Não conhece a segurança e estabilidade social ou da felicidade como contentamento.

As inovações tecnológicas tomaram conta do mundo moderno, criando novas atitudes e formas de pensar que foram essenciais para a consolidação do sistema capitalista. Um exemplo é a invenção do relógio mecânico, que deslocou o referencial de contagem do tempo, antesbaseado na natureza, para o tempo produtivo regido pelo contrato de trabalho entre patrão e empregado.
O homem moderno é capaz de se dar conta de que, mesmo se a realidade é finita, ela nunca está definida de uma vez por todas e jamais deixa de ser, de algum modo, surpreendente. Ao viajar, através da arte, do pensamento, como for, o homem moderno é capaz de conhecer incontáveis possibilidadesque enriquecem a sua vida finita, tornando-a virtualmente infinita.

Os movimentos de 1960, a exemplo de maio de 1968 na França, Woodstock nos EUA e os movimentos contra a ditadura no Brasil, que marcaram um período de intensa agitação política e cultural, tinham como principal característica o desejo por mudanças, projetando melhoras sociais. Após tal período, foi possível observar um processode desafeição generalizada, que se expandiu no social, tendo como corolário o refluxo dos interesses para as preocupações pessoais, de modo a banalizar questões que até então eram consideradas relevantes.
O futuro dos modernos não honrou todas as suas promessas, a exemplo do progresso tecnológico, que perdeu seu encanto ao mostrar seu lado negativo colocando-se a serviço das causas mais vis; doconhecimento, que se torna pragmático, passando de reflexivo para disciplinador, causando aceitação sem questionamentos; da justiça e da igualdade, que permaneceram apenas como reivindicações, sendo a realidade somente de uma minoria do mundo; da felicidade, que permaneceu como um ideal, apesar das promessas de que seriam atendidas por um mundo do consumo. Daí tem-se o sentimento atual de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modernidade e Pós Modernidade
  • Transição da Modernidade para Pós Modernidade
  • Passagem da Modernidade à Pós-Modernidade
  • Modernidade e pós-modernidade
  • Modernidade e pós-modernidade
  • Modernidade e pós-modernidade
  • IMPRIMIR Modernidade E Pos Modernidade
  • Modernidade e pos modernidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!