pré historia

Páginas: 8 (1797 palavras) Publicado: 29 de abril de 2014
A Pré-História é uma época marcada pelos primeiros desafios do homem na Terra. é um período anterior ao aparecimento da escrita,portanto esse período é inferior a 4.000 A.C.
Foi uma importante fase, pois o homem conseguiu vencer as barreiras impostas pela natureza e prosseguir com o desenvolvimento da humanidade na Terra. O ser humano foi desenvolvendo, aos poucos, soluções práticas para osproblemas da vida. Com isso, inventando objetos e soluções a partir das necessidades. Ao mesmo tempo foi desenvolvendo uma cultura muito importante. Esse período pode ser dividido em três fases: Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.
Paleolítico (Idade da Pedra Lascada)
Neste período iniciou-se a fabricação de utensílios com pedras, 
Eles abrigavam-se em cavernas ou choupanas feitas de galhos ecobertas de folhas. Neste tempo também foi desenvolvida a arte rupestre (com produção de cenas de caça) e foi descoberto o fogo.
Neolítico (Idade da Pedra Polida)
No Neolítico os indivíduos aprimoraram os instrumentos de pedra, polindo-os Os seres humanos deixaram de ser nômades e passaram a morar permanentemente num só lugar. Neste período o homem passou a semear as terras férteis e aguardar aépoca das colheitas, 

Idade dos Metais
Na Idade dos Metais o ser humano adquiriu seus primeiros conhecimentos sobre as técnicas de fundir ou derreter os metais, processo denominado metalurgia.
O primeiro metal usado foi o cobre, o qual primeiramente era martelado a frio, depois fundido no fogo e moldado em fôrmas de barro ou pedra

 arte pré-história é o que podemos assemelhar com produçãodita artística do homem ocidental dos dias de hoje feito pelos humanos pré-históricos, como gravuras rupestres, estatuetas, pinturas, desenhos.


IDADE ANTIGA
Dá-se o nome de Idade Antiga ao período compreendido entre (aproximadamente) 4000 a.C., com o aparecimento da escrita, até 476, com o fim do Império Romano do Ocidente. A Idade Antiga é divididaentre Antiguidade Oriental (Mesopotâmios, Egípcios, Hebreus, Fenícios e Persas) e Antiguidade Ocidental (Gréciae Roma).
A Antiguidade Oriental aborda a história dos povos do Crescente Fértil, região abundante em água, na qual os homens das primeiras civilizações desenvolveram sua agricultura, baseada na irrigação.os homens da Idade Antiga aprenderam a construir sistemas de irrigação e a controlaras secas e cheias dos rios, fato este que facilitou seu desenvolvimento, já que as águas, além de dar-lhes o alimento, fertilizavam as plantações, sua principal economia. Através das águas também desenvolveram seu calendário, marcando os dias de acordo com as secas e cheias.
Já a Antiguidade Ocidental foi marcada pela abundância cultural. Os gregos foram os primeiros a se estabelecerem próximo aoMar Mediterrâneo. Considerada o berço da cultura ocidental, foi na Grécia que surgiram as primeiras ciências (Medicina, Física, Astronomia, Matemática, História, Filosofia, etc.) e as artes (teatro, Arquitetura, esculturas, etc.). Povos politeístas, os gregos construíram, em homenagem a seus deuses, imponentes templos, que figuram hoje entre as maravilhas do mundo construídas pelo homem. Um poucoao lado, na Península Itálica, encontra-se a região onde existiu um dos maiores impérios do mundo. Roma, além de capital do Império Romano, foi à precursora da língua latina (que, por sua vez, gerou as línguas portuguesa, espanhola, francesa, italiana, entre outras) e do Direito.
Algumas religiões que ainda existem no mundo moderno tiveram origem nessa época, entre elas o cristianismo,o budismo,confucionismo e judaísmo.


Idade media
A Idade Média teve início na Europa com as invasões germânicas (bárbaras), no século V, sobre o Império Romano do Ocidente. Essa época estende-se até o século XV, com a retomada comercial e o renascimento urbano. A Idade Média caracteriza-se pela economia ruralizada, enfraquecimento comercial, supremacia da Igreja Católica, sistema de produção feudal...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pre historia
  • Pré- história
  • pre historia
  • pre historia
  • A pré história
  • PRÉ-HISTÓRIA
  • pre historia
  • Pre historia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!