Pré-fabricados betão

Páginas: 28 (6854 palavras) Publicado: 17 de março de 2011
Trabalho elaborado por:

INTRODUÇÃO

O betão é em termos gerais, um aglomerado cujas percentagens de cada componente variam e ao qual podem juntar-se aditivos conforme o fim a que se destina. Se o aglomerante é, por exemplo, o betume, asfalto ou similar, trata-se do betão betuminoso, usado na pavimentação de pistas, ruas ou estradas. Mas o vocábulo é mais conhecido em relação ao betão decimento, que é uma mistura íntima de brita, areia, cimento e água, que é necessária para promover a amassadura e a plasticidade do aglomerado e, fundamentalmente, a hidratação do cimento. A brita e a areia desempenham um papel passivo. São os inertes. O cimento e a água são os elementos activos.
O betão pode igualmente conter adjuvantes, para modificar certas propriedades do material quer no estadofluido, quer no estado sólido, quer ainda no momento da passagem de um estado a outro. Enquanto não passa ao estado sólido pode deitar-se em moldes (de madeira, metal ou tijolo) cuja forma conserva depois de endurecido. Pode ser usado no próprio local de aplicação ou em elementos construtivos (pilares, vigas, paredes, pavimentos...) que depois se empregam na construção.
Conforme o betão éhidráulico (cal hidráulica, cimento, cal e pozolana, cimento e escória), de resina, de betume, etc..., assim o betão pode ser hidráulico, de resina, polimétrico, etc. O mais importante é o betão hidráulico, e, neste tipo, o cimento utilizado é o cimento Portland.
O betão de cimento - o chamado «betão simples» - é utilizado em variadíssimas aplicações, sendo o material de construção mais utilizado nomundo depois da água. Constitui a estrutura dos pavimentos térreos - o massame de fundação. Fazem-se com ele os enormes maciços de barragens, pontes, blocos para muros e cais. Em grandes maciços em que não exijam grandes resistências podem incorporar-se na sua massa pedras de maiores dimensões, formando o chamado «betão ciclópico». Suprimindo a areia resulta um material com vazios cavernosos e comrazoável resistência, mas de grande poder térmico, acústico e de humidades. É o betão sem finos. Suprimindo a brita e adicionando produtos adequados que desenvolvem gases, resulta um material com pequenas células que lhe dão grande leveza e um assinalável poder isolador, térmico e acústico para coberturas e pavimentos: é o betão celular. É ainda o betão, material excelente para isolamento deradiações. Usa-se por exemplo, nos reactores com britas de rochas muito pesadas. Há muitas outras variedades de betão, mas por ventura o seu maior interesse reside na sua contribuição para o chamado betão armado, material que veio revolucionar a técnica da construção.
O betão de cimento é um material que suporta grandes esforços de compressão, tendo-se realizado laboratorialmente betões com cargas derotura da ordem dos 800 a 900 kg/cm2. Em obras são correntes cargas de rotura de 300 a 400 Kg/cm2.
Infelizmente, o betão, tem fraca resistência à tracção.
Mas a técnica encontrou maneira de, nas peças principalmente sujeitas à flexão, associar, como se de um mesmo material se tratasse, o betão e o aço, de modo que o betão comporte mesmo os esforços de compressão e o aço os de tracção. Tiram-se daquivantagens enormes:
fazem-se com economia peças e estruturas das mais variadas formas e no próprio local ;
resiste muito bem à intempérie;
não tem despesas de conservação.
Tem o grande inconveniente de ser muito pesado (2500 kg/m2) e o das suas características dependerem das contingências do fabrico. Isto impõe a necessidade dos maiores cuidados nestas operações e na sua colocação na obra.
Épor isso que o seu emprego está mundialmente condicionado por rigorosos regulamentos, dos quais resulta, principalmente, a fixação das cargas de trabalho deste material. Pelo regulamento do betão armado, o betão não poderá ser considerado a trabalhar a tensões superiores a 1/3 ou a 1/3,5 da carga de rotura, nunca excedendo, em qualquer caso, respectivamente, 65 ou 60 kg/cm2, conforme as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pré-fabricado
  • Pre fabricados
  • Pré fabricados
  • pré fabricados
  • Pre Fabricados
  • pre fabricados
  • Pre fabricado
  • Pré fabricados ou Pré moldados

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!