PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Páginas: 4 (943 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
As vítimas do bullying

A vítima pode ser classificada, segundo estudiosos da área, em três tipos:


1. Vítima típica: é pouco sociável, sofre repetidamente as conseqüências doscomportamentos agressivos de outros, possui aspecto físico frágil, coordenação motora deficiente, extrema sensibilidade, timidez, passividade, submissão, insegurança, baixa auto-estima, alguma dificuldade deaprendizado, ansiedade e aspectos depressivos. Sente dificuldade de impor-se ao grupo, tanto física quanto verbalmente.

2. Vítima provocadora: refere-se àquela que atrai e provoca reações agressivascontra as quais não consegue lidar. Tenta brigar ou responder quando é atacada ou insultada, mas não obtém bons resultados. Pode ser hiperativa, inquieta, dispersiva e ofensora. É, de modo geral, tola,imatura, de costumes irritantes e quase sempre é responsável por causar tensões no ambiente em que se encontra.

3. Vítima agressora: reproduz os maus-tratos sofridos. Como forma de compensaçãoprocura uma outra vítima mais frágil e comete contra esta todas as agressões sofridas na escola, ou em casa, transformando o bullying em um ciclo vicioso.

O agressor pode ser de ambos os sexos. Temcaráter violento e perverso, com poder de liderança, obtido por meio da força e da agressividade. Age sozinho ou em grupo. Geralmente é oriundo de família desestruturada, em que há parcial ou totalausência de afetividade. Apresenta aversão às normas; não aceita ser contrariado, geralmente está envolvido em atos de pequenos delitos, como roubo e/ou vandalismo. Seu desempenho escolar é deficitário,mas isso não configura uma dificuldade de aprendizagem, já que muitos apresentam nas séries iniciais rendimento normal ou acima da média.
Espectadores são alunos que adotam a “lei do silêncio”.Testemunham a tudo, mas não tomam partido, nem saem em defesa do agredido por medo de serem a próxima vítima. Também nesse grupo estão alguns alunos que não participam dos ataques, mas manifestam apoio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • praticas pedagógicas
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
  • Pratica Pedagogica
  • praticas pedagogicas
  • Pratica pedagogica
  • Praticas Pedagogicas
  • Pratica pedagogica
  • Praticas pedagogicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!