Práticas pedagógicas

Páginas: 5 (1232 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
Resenha Crítica

Kenski, Vani Moreira; Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância; Campinas: São Paulo, Papirus; 8ª. Edição, 2010 – Série Práticas Pedagógicas.

Os desafios e possibilidades do uso das tecnologias de comunicação e informação atualmente afetam todas as áreas da sociedade, entretanto Kenski se debruça nas alterações provocadas por este uso na área da educação para escreversua obra, analisando as alterações na atuação docente e destacando as novas formas de ensinar e aprender que esta nova conjuntura demanda.

Para montar esta obra de 151 páginas a autora reuniu textos resultantes de palestras proferidas nos principais congressos educacionais realizados no Brasil, nos últimos anos. Estes textos foram organizados em nove capítulos seguindo uma lógica e mantendo oseu foco narrativo que é descrever as influências das tecnologias no ensino presencial e a distância.

Kenski inicia sua obra fazendo uma análise do termo Tecnologia e como a sociedade vem se adaptando às transformações proporcionadas pelas tecnologias ao longo dos tempos. Dando continuidade a sua reflexão sobre as alterações no espaço e tempo trazido pelas tecnologias a autora caminha para atais influências nas formas de ensinar e aprender.

No capítulo seguinte Kenski trata das escolas presenciais e virtuais destacando as características e as linguagens científicas e comunicacionais de cada modalidade. Neste momento do texto a autora traz as múltiplas linguagens de ensinar como as linguagens midiatizadas e as linguagens audiovisuais descrevando-as como relevantes para acomunicação entre as pessoas que fazem parte do contexto da escola à distância e também na escola presencial, ressaltando que na modalidade presencial o corpo é tido como um recurso que se comunica e produz aprendizado.

Para melhor compreender a atual conjuntura das formas de ensinar e aprender, Kenski traz um capítulo comentando sobre as mudanças que se fazem necessárias nas instituições de ensino e notrabalho docente. Dentre tais mudanças ela aponta: a melhoria na infraestrutura tecnológica, mudança na forma de pensar a educação que deveria passar pela formação adequada dos professores para atuarem nesta nova lógica pedagógica que exige do profissional da educação habilidades docentes específicas para o trabalho com as novas tecnologias e por fim a mudança no que diz respeito a gestão destasinstituições não ficando apenas restrito aos aspectos administrativos e sim uma gestão que contemple essa nova lógica educacional.

A atuação do docente é o tema de um dos capítulos desta obra onde a autora retoma a fala sobre as influências das tecnologias na educação ressaltando que esta perspectiva de educação tecnológica exige a superação de alguns desafios tais como: reestruturação dasteorias educacionais, da percepção e da ação educativa a fim de perceber que a possibilidade do desenvolvimento de redes de aprendizagem criou a internacionalização da educação. Para que o professor esteja articulado com este momento da educação é necessário que ele perceba a sua atualização permanente como condição fundamental para sua prática docente. Nesta obra Kenski dedica três capítulos paratratar da nova lógica do ensino e da aprendizagem na sociedade da informação. Analisando as novas conjunturas na sociedade e como a velocidade com que as informações são compartilhadas, múltiplas formas de comunicação entre as pessoas trazem uma mudança para os paradigmas da educação tradicional onde a concepção da educação como compulsória e massiva não satisfazem mais. A nova lógica da educação trazo professor para o meio do grupo de alunos onde ele passa a ser mais um na equipe de trabalho que irá lançar os desafios e servirá como o mediador da aprendizagem com diversas possibilidades de interação conectadas em rede através de comunidades que tenham um objetivo em comum tendo como característica a cooperação e colaboração para o desenvolvimento pleno da aprendizagem. Kenski reflete...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • praticas pedagógicas
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
  • Pratica Pedagogica
  • praticas pedagogicas
  • Pratica pedagogica
  • Praticas Pedagogicas
  • Pratica pedagogica
  • Praticas pedagogicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!