Práticas pedagógicas aplicadas aos alunos surdos

Páginas: 29 (7225 palavras) Publicado: 4 de março de 2013
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS APLICADAS AOS ALUNOS SURDOS




MARIA SANTOS OLIVEIRA

RESUMO

O objeto deste artigo é analisar as práticas pedagógicas aplicadas aos alunos surdos e avaliar os benefícios do letramento bilingüe para os mesmos, assim como a adoção demétodos visuais de ensino. A hipótese se baseia nos métodos orais – auditivos que não têm contribuído para o desenvolvimento cognitivo da pessoa surda, em contrapartida, a LIBRAS está abrindo caminhos para que as escolas mudem suas metodologias baseadas no oralismo e que passem a aderir o bilinguismo, ouseja, utilizar a língua de sinais como linguagem materna para o aprendizado do português escrito,configurando-se como segunda língua. As informações para análise foram obtidas junto a fontes fidedignas como obras de autores especialistas no tema. No aspecto espacial, abrangeu a história antiga e atual dos surdos, tendo como "pano de fundo" cenários do ensino pedagógico parasurdos no Brasil.

Palavras-chaves: LIBRAS, Português, Letramento.

Introdução

O histórico das pessoas surdas, noBrasil, é algo que vem merecendo destaque no meio educacional e gerando polêmicas bastante plausíveis. O que antes era visto como "deficiência" e ausência de capacidade, hoje é considerado como sendo "diferente", ou seja, os surdos têm outros métodos de aprendizado, por meio da Língua Brasileira de Sinais, tornando-os aptos a exercer seus direitos de cidadãos.

A luta para que a LIBRAS sejaimplementada nas escolas é uma realidade inquestionável, pois o que se observa é que o uso do oralismo ainda é muito difundido, mesmo após desastrosos resultados. A imposição aos surdos para que estes desenvolvam a fala é algo corriqueiro e este "falar" que se impõe é apenas artificial, pois o surdo não conhece esta particularidade que pertence aos ouvintes. O surdo pode até mencionar algumaspalavras, todavia, isso dificilmente significa que ele aprendeu e que sabe realmente o que está falando.

Quando o surdo não tem acesso à sua língua materna, geralmente se mostra melindroso, desconfiado, julgando-se fraco por não saber falar, por não ouvir. Percebe-se que eles (surdos) se escondem em seus mundos silenciosos e temem a rejeição, levando-os a fazer de conta que aprenderam porque sentem-seenvergonhados por não saberem, lançando fora os questionamentos aos professores, porque acham que, se perguntarem ou responderem errado, serão considerados incapazes, inferiores.

O Letramento surgiu para tornar eficaz o aprendizado dos surdos, pois prioriza a LIBRAS em todas as situações, sendo o português escrito, ensinado como segunda língua.No letramento, o uso de ilustrações nos textos fazcom que a leitura torne-se agradável, pois dessa forma, o aluno surdo pode visualizar não só o texto, mas as figuras que representarão o que todas aquelas palavras querem dizer, daí surgirão as interpretações.

Para que o letramento seja plenamente eficaz, é de imprescindível importância que as salas de aula sejam compostas somente por alunos surdos, compartilhando uma mesma linguagem, um mesmomundo. A educação bilíngüe para surdos (LIBRAS / português) tem sido exemplo de sucesso, todavia, ainda precisa ser adotada em várias instituições de ensino. O letramento tem suas particularidades, o ensino é diferenciado daquele em que costumamos observar nas escolas regulares, pois a língua em questão é a de sinais. O surdo letrado passa a compreender a língua portuguesa escrita, todavia, eleescreve textos e afins de forma diferenciada da dos ouvintes, pois na LIBRAS não existem algumas regras comuns como no português.

O que se propõe é que as escolas valorizem a língua de sinais em seus currículos, oferecendo aos surdos novos métodos de ensino para que possam assumir suas identidades. Propõe-se que o oralismo seja substituído pelo letramento, dessa forma, os alunos poderão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reflexão pedagógica com aluno surdo
  • Praticas pedagógicas professor e aluno
  • A prática pedagógica e a relação professor/aluno
  • PRÁTICAS LÚDICO PEDAGÓGICAS APLICADAS AO ENSINO DE QUÍMICA
  • Aluno surdo
  • Mudanças nas práticas pedagógicas dos professores para tornar o ensino mais atraente aos surdos
  • O Ensino da Lingua Portuguesa para surdos: Caminhos para a prática pedagogica vol.2
  • Prática de leitura e compreensão para o desempenho do aluno surdo no ensino regular

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!