Práticas metodológicas para o ensino da matemática

Páginas: 23 (5522 palavras) Publicado: 7 de maio de 2011
GILMAR NUNES MACHADO

P R O D U Ç Ã O D O C O N H E C I M E N T O
UTA: DIDÁTICA, AVALIAÇÃO E PESQUISA EM MATEMÁTICA E FÍSICA
PRÁTICAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA

TELÊMACO BORBA
2009
GILMAR NUNES MACHADO

P R O D U Ç Ã O D O C O N H E C I M E N T O
UTA: DIDÁTICA, AVALIAÇÃO E PESQUISA EM MATEMÁTICA E FÍSICA
PRÁTICAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICATrabalho apresentado às disciplinas: Didática e Avaliação em Física; Didática e Avaliação em Matemática; Professor Pesquisador em Matemática; Professor Pesquisador em Física, do Curso de Pós Graduação Metodologia do Ensino de Matemática e Física da FCINTER, pólo de Telêmaco Borba/PR. Ministradas respectivamente pelos Professores: Aparecida Magalhães Villatorre;Marcelo Wachiliski; Everaldo Silveira; Otto Henrique M. da Silva

TELÊMACO BORBA
2009

S U M Á R I O

1 INTRODUÇÃO 4
2. O CONHECIMENTO MATEMÁTICO 5
3 PRÁTICAS METODOLÓGICAS 6

3.1 Resolução de Problemas 6
3.2 Os jogos matemáticos 7
3.3 Modelagem Matemática 8
3.4 Etnomatemática 11

4 DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS METODOLÓGICAS 11
5CONSIDERAÇÕES FINAIS 16
REFERÊNCIAS 19

O conhecimento só emerge em sua dimensão vitalizadora quando tem algum tipo de ligação com o prazer.

(Assmann)

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho visa abordar as diversas práticas pedagógicas que contribuem para o ensino de matemática e destaca a importância de elaborar e/ou adotaratividades e formas de ensino que prendam a atenção dos alunos, desmistificando a idéia de que a matemática é um “bicho-papão”. Em meio a tantas novidades tecnológicas e que mudam constantemente, torna-se cada vez mais complicado convencer o aluno a concentrar-se numa disciplina que mantém seus conceitos inalterados ao longo dos séculos.

Destacou-se algumas formas metodológicas de ensino, que setornaram, no ensino moderno, um instrumento importante para conceder ao aluno o direito de aprender. Não um “aprender” mecânico, muito menos um “aprender” que se esvazia em brincadeiras, mas sim um aprender significativo do qual o aluno participe raciocinando, compreendendo, reelaborando o saber historicamente produzido e superando assim, sua visão ingênua, fragmentada e parcial da realidade.Para melhor desenvolvimento do trabalho, achou-se conveniente coletar informações de como acontece o ensino de matemática nos primeiros anos do ensino fundamental, local onde o indivíduo começa a formar suas opiniões, para tanto foi colhido informações e depoimentos de professores de uma Escola Municipal, que buscam prevenir e quebrar desde cedo bloqueios que as crianças possam adquirir com relaçãoà disciplina de matemática.

Com o objetivo de estabelecer um comparativo entre o método de ensino de Matemática utilizado nas Escolas Municipais que abrange os primeiros anos do Ensino Fundamental e as formas adotadas pelos professores do Ensino Fundamental e Médio, trouxemos também para este contexto o depoimento de 02 (dois) professores da rede Estadual de Ensino. Nas considerações abordou-seuma discussão entre esse dois paralelos: primeiros anos do ensino fundamental x ensino fundamental/médio e a maneira como os professores absorvem as necessidades de inovação do ensino e como essa abordagem se reflete na prática.

2. O CONHECIMENTO MATEMÁTICO

Uma prática de ensino para ser eficiente precisa desenvolver nos educandos a criticidade, a criatividade e ética, tornando-os autoresconscientes de sua história pessoal, de modo que não fiquem alheios aos interesses da coletividade, estimulando-os a compreender e transformar o mundo a sua volta.

Referente ao ensino de matemática, podemos salientar que a referente disciplina é responsável por algumas dificuldades de aprendizagem no sistema escolar. Geralmente, a abordagem da disciplina é feita com certo grau de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Uma prática metodológica no ensino da cartografia
  • Estrategias Metodologicas para o ensino de Matematica
  • Alternativa metodologica para ensino de matemática
  • unip pratica de ensino matemática
  • MÉTODO DE ENSINO EM JUDÔ: ANÁLISE METODOLÓGICA NA PRATICA DO JUDÔ
  • CONCEPÇÕES E DESAFIOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE METODOLÓGICA
  • Epistemologia, didática da matemática e práticas de ensino
  • fundamentos metodológicos do ensino e prática da matemática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!