Práticas de Recrutamento e Seleção

Páginas: 26 (6315 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013

Práticas de Recrutamento e Seleção





































Práticas de Recrutamento e Seleção














T


RESUMO
Neste trabalho temos como objetivo explicar como se processa o recrutamento e a seleção de candidatos numa empresa.
Vamos aprofundar as características do recrutamento e seleção, vantagens, desvantagens erespetivos métodos, sendo que no final, aplica-se num caso prático.
Durante a realização deste trabalho verificamos que se o recrutamento e seleção forem realizados com rigor e transparência as empresas podem vir a ter grandes benefícios.


INDICE





1- INTRODUÇÃO

Com as drásticas mudanças que o mundo vem passando em termos econômicos, políticos e sociais, onde a competitividadeferoz entre as empresas, faz com que os empresários cada vez mais optem por inovação, qualidade e também recursos humanos capacitados e talentosos. De acordo com Toledo (1992), o órgão de Recursos Humanos, como setor definido da administração das empresas, teve seu aparecimento no início deste século, tendo tido sua evolução acelerada na década de 20, com o fortalecimento do movimento sindical,provocados pela Revolução Industrial, que auxiliou grandemente a institucionalização dos órgãos de pessoal nas organizações. A falta de mão-de-obra, provocada pela Primeira Guerra Mundial, foi outro fator que contribuiu para o reforço dos órgãos de Recursos Humanos.
Uma boa gestão de recursos humanos torna-se fundamental e decisiva nas organizações, sendo o processo de recrutamento e seleção crucialpara o sucesso empresarial. A função de recrutamento e seleção tem por objetivo captar pessoas que irão desempenhar funções fundamentais na empresa, pois o candidato que mais se adequar à vaga a ser preenchida, devolverá com mais responsabilidade a tarefa que lhe é proposta, portanto há importância de se conhecer melhor sobre seus tipos, processos e técnicas de recrutamento e seleção utilizadaspelas empresas. Ainda Chiavenato (2002) fala que “o recrutamento e a seleção de recursos humanos devem ser tomados como duas fases de um mesmo processo: a introdução de recursos humanos na organização”.
O processo de Recrutamento e Seleção nas empresas geralmente ocorre com a verificação dos currículos que são entregues diariamente, em seguida é feito uma entrevista pela pessoa responsável pelosetor, que desempenham a função de selecionador. O perfil e o comportamento do entrevistado são fatores importantes a serem considerados na hora da entrevista. Assim sendo, torna-se importante descrever como ocorre o processo de recrutamento e seleção nas empresas.
2 - RECRUTAMENTO

2.1 - Identificação da necessidade
Tendo em atenção o contexto económico do país, onde as empresas estão emcontenção de custos querendo cada vez mais a polivalência dos empregados e adotam novas tecnologias para facilitar e aumentar a rapidez das tarefas, há que ter em atenção se há a necessidade de a empresa recrutar mais um funcionário.
Há vários motivos para contratar mais uma pessoa, como a saída de um funcionário, o aumento de produção ou a produção de um novo produto na empresa. Muitas empresas com asaída de um funcionário, preferem distribuir as suas funções por vários funcionários, evitando assim mais gastos. Esta é a altura em que os responsáveis por uma empresa, tem que olhar para “dentro” da empresa, isto é, analisar as suas necessidades, verificar o número de funcionários e as funções que cada um desempenha, e o mais importante, se a contratação de um novo funcionário irá influenciar noalcance dos objetivos da empresa.

2.2 - Descrição da função
Depois da empresa analisar e concluir que tem a necessidade de admitir um funcionário, tem que proceder à descrição da função. A discrição de funções é um conjunto de tarefas, objetivos e responsabilidades de uma determinada função. A descrição da função pode ser descrita da seguinte forma:
O título da função;
O objetivo da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Recrutamento e Selecao: Reflexao e Pratica
  • Práticas de recrutamento e seleção
  • RECRUTAMENTO E SELEÇÃO: REFLEXÃO E PRÁTICA
  • Praticas de Recrutamento e Seleção
  • VERIFICAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA DOS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
  • Recrutamento e seleção
  • Recrutamento e seleção
  • Recrutamento e seleçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!