Práticas de ontem e de hoje: heranças do movimento da matemática moderna na sala de aula do professor de matemática

Páginas: 14 (3493 palavras) Publicado: 16 de junho de 2012
PRÁTICAS DE ONTEM E DE HOJE: HERANÇAS DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NA SALA DE AULA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

Maria Cecilia Bueno Fischer - UNISINOS, RS
ceciliafischer@terra.com.br
Maria Célia Leme da Silva - PUC, SP
celials@pucsp.br
Maria Cristina Araújo de Oliveira - PUC, SP
mcris@pucsp.br
Neuza Bertoni Pinto - PUC, PR
neuzard@uol.com.br
Wagner Rodrigues Valente - PUC, SPvalente@pucsp.br

1. Introdução

O mini-curso tem como objeto a história do Movimento da Matemática Moderna (MMM) no Brasil. Neste texto, apresentamos idéias centrais sobre o Movimento e discutimos a base teórico-metodológica necessária à pesquisa dessa importante época da Educação Matemática. Apontamos, também, as atividades a serem desenvolvidas no mini-curso, que buscam envolver o professor deMatemática na pesquisa das heranças deixadas pelo MMM às suas práticas cotidianas.

2. O Movimento da Matemática Moderna

Antes de 1950, o ensino de Matemática ocupava-se com os cálculos aritméticos, as identidades trigonométricas, problemas de enunciados grandes e complicados, demonstrações de teoremas de geometria e resolução de problemas sem utilidade prática. A Teoria dos Conjuntos nãofigurava entre os tópicos do ensino secundário, apenas no ensino universitário.

A partir de 1950, surgem novas iniciativas em prol da melhoria do currículo e do ensino de Matemática. Começam os primeiros congressos em nível nacional, cuja única temática versava sobre o ensino da Matemática escolar. Nesses congressos aparecem as primeiras manifestações das idéias defendidas pelo MovimentoInternacional da Matemática Moderna, que ganharia expressão significativa na década de 1960.

Nessa década, o ensino de Matemática no Brasil sofre mudanças na educação básica. Tais mudanças decorrem de uma discussão internacional acerca de uma nova abordagem para o ensino de Matemática, que propunha aproximar o ensino realizado na educação básica ao desenvolvido na Universidade, o quecorresponde à linguagem e à estrutura empregada pelos matemáticos da época. Este Movimento internacional torna-se conhecido como Movimento da Matemática Moderna (MMM).

Em 1934, um grupo de matemáticos franceses, intitulado Nicolas Bourbaki, dá início a uma proposta de escrever uma nova obra sobre Análise Matemática. Esta proposta, com o passar do tempo, ganha dimensão monumental, tendo como objetivoorganizar a Matemática como um todo. A visão expressa pelo grupo considera a Matemática como um edifício dotado de uma profunda unidade, sustentada pela teoria dos conjuntos e hierarquizada em termos de estruturas abstratas, entre elas, algébricas e topológicas (MASHAAL, 2000, p. 32). Este grupo exerce influência significativa no MMM internacionalmente e, em particular, no Brasil. Matemáticospertencentes à liderança do grupo vêm para São Paulo, a partir da década de 40, contratados pela Universidade de São Paulo. Aqui, influenciam e orientam os responsáveis pelas cátedras, como também alguns jovens assistentes (D’AMBRÓSIO, 2000). Dentre eles, destacam-se Osvaldo Sangiorgi, Jacy Monteiro, Omar Catunda, Benedito Castrucci, que na década de 60 iniciam e divulgam o MMM no Brasil.

O Estado deSão Paulo é considerado pioneiro no MMM devido à criação do GEEM, Grupo de Estudos do Ensino da Matemática, em 1961, na cidade de São Paulo, liderado por Sangiorgi. O principal objetivo do GEEM foi coordenar e divulgar a introdução da Matemática Moderna na Escola Secundária. As atividades desenvolvidas pelo grupo foram diversificadas, com o foco principal na realização de cursos para professoresde Matemática na cidade de São Paulo e no interior do Estado, chegando, mais tarde, a outros estados brasileiros. O GEEM atuou também na tradução, publicação e divulgação de livros relacionados ao MMM. Alguns dos professores do Grupo foram autores de livros didáticos, como é o caso de Sangiorgi.

3. Fundamentos teórico-metodológicos para a história do Movimento da Matemática Moderna

Para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A MATEMÁTICA ONTEM E HOJE
  • o movimento da matemática Moderna
  • O movimento da Matemática moderna no Brasil
  • Movimento da matemática moderna
  • praticas do professor em sala de aula
  • Matematica em sala de aula
  • A HISTORIA DA MATEMATICA NA SALA DE AULA.
  • MODELAGEM MATEMATICA EM SALA DE AULA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!