Práticas de manuseio para produtos esterilizados

Páginas: 8 (1971 palavras) Publicado: 18 de outubro de 2013
1. INTRODUÇÃO
A glândula tireoide situa-se na base do pescoço (em frente à traquéia) e é uma das maiores glândulas endócrinas do corpo. A sua forma assemelha-se a uma borboleta, pois é constituída por dois lobos laterais, cada um com cerca de 4 a 6cm de comprimento, 1,5cm de largura e 2 a 3cm de espessura, situados em ambos os lados da traqueia e unidos por uma estreita porção de tecido,denominada istmo.



A principal função da tiroide é a produção dos hormônios TIROXINA, igualmente denominada TETRAIODOTIRONINA, cuja denominação abreviada é T4, e a TRIIODOTIRONINA, ou T3. Estes hormônios que se distinguem pela sua composição em iodo, encarregam-se em particular do controle do metabolismo interno do organismo, sendo tambémessenciais para o crescimento físico e o desenvolvimento mental das crianças.
A hipófise, no cérebro, envia o hormônio tiroestimulante (TSH) para incentivar a tiroide a sintetizar o T3 e o T4.
O iodo obtido nas refeições é captado pelas células tiroidianas. Ele sofre oxidação e se associa à tiroglobulina — proteína produzida apenas na própria glândula. Isso resulta nos hormônios T3 e T4.
Parte de suaprodução é estocada ali mesmo e o restante é distribuído pelo sangue para os mais diversos órgãos.



2. HIPOTIREOIDISMO

2.1. Fisiopatologia
O hipotireoidismo ocorre com a deficiência dos hormônios da tireoide, que pode potencialmente afetar o funcionamento de todo o corpo e pode variar desde as formas brandas e subclínica até o mixedema, uma forma avançada. A causa mais comum dehipotireoidismo nos adultos é a tireoidite autoimune (doença de Hashimoto) no qual o sistema imune ataca a glândula tireoide.
O hipotireoidismo também pode ocorrer comumente no paciente com hipertireoidismo prévio que foram tratados com iodo radiativo ou medicamento antitireóideos ou que se submeteram a cirurgia.

2.2. Manifestações Clínicas
Os sintomas iniciais do hipotireoidismo são inespecíficos,mais a fadiga extrema dificulta que a pessoa complete o trabalho de um dia ou participe das atividades usuais. Relatos de queda de cabelos, unhas quebradiças e pele seca são comuns e podem ocorrer dormência e formigamento dos dedos. Ocasionalmente, a voz torna-se rouca, e o paciente pode queixar-se de rouquidão. Há distúrbios menstruais, como a menorragia ou amenorreia além da perda de libido.
Emgeral, o paciente começa a ganhar peso mesmo sem aumento da ingesta alimentar. A pele torna-se espessa por causa do acúmulo de mucopolissacarídeos nos tecidos subcutâneos, a face fica sem expressão e semelhante a uma máscara. Paciente queixa-se de frio, mesmo em um ambiente quente.
Nos casos graveis podem acontecer alterações conjuntivas, ventilação inadequada, apneia do sono podem acontecer,derrame pleural, derrame pericárdico e fraqueza na musculatura respiratória.
O hipotireoidismo afeta mulheres com frequência cinco vezes mais que os homens e ocorrem mais amiúde entre 30 e 60 anos de idade.

2.3. Tratamento
O objetivo primário do tratamento do hipotireoidismo é restaurar um estado metabólico normal ao repor o hormônio ausente.
2.3.1. Terapia Farmacológica
A levotiroxina ouLevothroid sintética (Synthroid Levothroid) é a preparação preferida para tratar o hipotireoidismo e suprimir os bócios atóxicos. A dosagem para a reposição hormonal baseia-se na concentração sérica de TSH do paciente.
Quando a terapia de reposição é adequada, os sintomas de mixedema desaparecem e a atividade metabólica normal é retomada.
2.3.2. Assistência de Enfermagem
O cuidado de enfermagem dopaciente com hipotireoidismo e mixedema é sumarizado no Plano de Cuidado de Enfermagem.
O paciente com hipotireoidismo experimenta energia diminuída, em consequência disso aumenta as complicações de mobilidade. A capacidade do paciente de se exercitar e participar nas atividades são também limitadas. Um papel importante da enfermeira consiste em ajuda nos cuidados de higiene, enquanto encoraja...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Manuseio de materiais esterilizados
  • Manuseio de produtos
  • Manuseio e transporte de produtos quimicos
  • Manuseio de produtos a granel
  • Manuseio e armazenamento de produtos quimicos
  • Manuseio de Produtos Frigorifico
  • Manuseio de produtos Contaminantes
  • Aula Prática de manuseio de plancton

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!